Monday, April 14, 2025

Heart Eyes

 Depois de no inicio do milenio os filmes de terror comicos terem tido uma dimensão que preenchiam ambos os gostos dos adolescentes, tal genero acabou por desaparecer para dar lugar ao terror mais tradicional e mais serio. Pois bem em pleno dia dos namorados, e com esse tema como pano de fundo surgiu um dos filmes que mais assume essa ligação entre a piada facil e o terror exagerado neste peculiar filme. Criticamente a mistura até funcionou com avaliações bem acima do que seria de esperar para o genero. Comercialmente os resultados foram normais, principalmente tendo em conta que seria um filme com um prazo de validade curto.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma comedia parva, com um terror exagerado e que o filme acaba por conseguir juntar com todo o absurdo que podemos pensar. Claro que não é um filme de grandes sustos ou tensão psicologica, é um filme com muito sangue, com sangue interminavel, mas acima de tudo e uma comedia simples romantica num mix que mais que coerente quer ser engraçado e em alguns momentos consegue.

O maior segredo para o filme funcionar no publico mais comum e não querer ser mais do que é. Sabe perfeitamente que não é um filme para levar a serio, sabe que na maior parte do tempo o espetador ficar sorridente com o absurdo o que contrapoem com o sangue, ossos e miolos que aparecem e desaparecem. E um estranho filme romantico, mas que acaba por ser.

Ou seja um filme para ocupar de forma simples uma hora e meia da atenção, sem grandes trabalhos, com cliches, com o lado enigmatico de quem é o assassino, certo é que no final pouco ou nada faz sentido, mas nao fica  a ideia que o filme quisesse que tal acontecesse. E um genero adormecido mas que quando surge a nivel de entertenimento marca os seus pontos.

A historia segue uma tecnica de markting desiludida pelo amor, que tem um novo colega de trabalho de sucesso que lhe chama a atenção logo no dia dos namorados numa altura em que um assassino mascarado massacra casais apaixonados.

O argumento e absurdo na sua essencia e na sua concretização, mas isso funciona humoristicamente mais que no terror. No fim temos o lado romantico, no caminho mais estranho possivel. Nao e um filme que tenta ser maduro, acabando na maior parte do tempo por ser apenas absurdo mas de uma forma engraçada.

Na realizaçao temos Josh Ruben um desconhecido que funciona melhor no lado do horror do que propriamente no lado comico. Fica a ideia que num filme mais serio a tensão psicologica seria mais evidente mas o filme opta por outro caminho e não posso dizer que não funciona.

No cast um conjunto de atores de segunda linha que cumprem o que o filme quer, com os cliches e com o absurdo. A única figura mais conhecida é Brewster e Sawa, os quais com o seu passado de terror acabam por ser cliches interessantes. Nao sao filmes de constroem carreiras mas neste caso nao as destroi.


O melhor - O humor do filme é absurdo e funcional

O pior - Não e um filme que se leva a serio


Avaliação - C+

No comments: