Monday, February 26, 2024

The Color Purple

 Decadas depois de Spilberg ter surpreendido o mundo do cinema com o seu drama racial cor purura, eis que o musical baseado no sucesso do realizador passou para o cinema, com muito do seu elenco de base da Broadway e muitas expetativas comerciais e criticas. Depois de estreado o filme foi bem recebido mas sem o entusiasmo que o podesse tornar num serio candidato a premios. Comercialmente os resultados ficaram aquem do esperado não tendo conseguido pagar a sua produçao.

Sobre o filme podemos dizer que para quem não conhece o musical da Broadway o filme no inicio surpreende quer pelo estilo musical, quer pela originalidade dos momentos coreograficos que impressionam, mas que com o passar do tempo sao abandonados perdendo a qualidade coreográfica e musical da fase inicial, tornando-se num vulgar filme dramatico com tendência musical, mas que vai perdendo fulgor ao longo das suas mais de duas horas.

De resto podemos dizer que temos um filme que não é equilibrado entre as partes, o que nos surpreende pelo lado cruel e mesmo emotivo da primeira sequencia, acaba por divagar nas diferentes linhas narrativas, perdendo o impacto das mesmas, fica a ideia que no proprio detalhe produtivo o filme também vai perdendo.

Por tudo isto fica a ideia que a imaginaçao e originalidade do primeiro segmento desvane-se no segundo, ficando apenas um filme sobre a degradação social e racial indiferenciado, que perde todo o brilho de uma fase inicial irreverente, original e musicalmente diferente do que normalmente assistimos. Fica a ideia que poderiamos ter tido um filme muito mais vincado, apesar dos seus bons momentos.

A historia segue Celie, e a sua relação abusiva com os homens, inicialmente o pai, e posteriormente o marido que a afasta da sua irmã, e que vê tudo à volta ser dominada por homens, colocando a sua condição de mulher, pobre, e negra em total check.

O argumento é o conhecido da historia, ficando a ideia que o lado musical apenas tenta sublinhar os pontos mais emotivos e marcantes. Nao temos grandes inovaçoes, e os dialogos sao maioritariamente musicais como statermentes das personagens. Tambem aqui a intriga nao e equilibrado entre partes.

Na realizaçao este projeto de estudio, foi entregue Bazawule um realizador ganes residente em Nova Iorque que teve aqui um voto de confiança, para um quase desconhecido que acaba por dar bons momentos principalmente na fase inicial, ficando a ideia que foi esgotando as ideias e que tudo se normaliza muito rapidamente. So o futuro ira definir as suas escolhas.

No cast temos a repetiçao de muitos dos interpretes do musical da Boadway a repetir personagens, com sucesso, pela intensidade e pelos momentos de impacto musicais que conseguiram conduzir Danielle Brooks a unica nomeaçao para os oscares do filme. De resto é dos parametros competentes do filme, sem o brilho de outros musicais.


O melhor - As primeiras sequencias musicais.

O pior - O filme perder esse impacto com o passar do tempo


Avaliação - B-



No comments: