Tuesday, February 27, 2024

The Boys in the Boat

 LOnge vai o tempo em que o lançamento de um filme realizado por George Clooney chamava a atenção dos criticos e da temporada de premios. A carreira neste capitulo acabou por se tornar mais morna, e os filmes vão sendo lançados quase despercebidos, como aconteceu este ano com este relato drama desportivo, que os mais pequenos quase nem deram por ele, principalmente pela mediania das avaliações que nao o impulsionaram para altos voos, acabando por ter um trajeto razoavel do ponto de vista comercial, principalmente nos EUA ja que se trata de um filme que homenageia um exito desportivo daquele pais.

Sobre o filme desde logo podemos dizer que o remo nunca foi propriamente alvo de filmes muito assinalados, e percebe-se que Clooney como realizador gosta de dramas desportivos, sublinhando meritos muito concretos como ja tinha feito anteriormente. Aqui temos um filme tipico de drama desportivo, com o crescimento e conflito das personagens, o sentimento de equipa e o feito, nisto o filme é muito convencionar, seguindo o guião tipico sem grandes sobressaltos.

Isto espera-se de um tarefeiro comum de Hollywood que nos da um filme mediano, emotivo, em que glorifica os exitos, mas não de um realizador com o percurso de Clooney, aqui exigia-se mais risco, uma abordagem mais diferenciada para alem da live cam das corridas e o filme nunca consegue ir para alem da emoção facil, na equipa e nas relações colaterais, sendo um filme demasiado preso ao obvio.

Por tudo isto e um filme que gostamos de ver pela historia em si que conta, embora o remo e principalmente o tempo em que ocorreu este feito seja tão distante para termos a sua real dimemsão, mas pouco mais ja que no restante e um filme feito pelas linhas tradicionais, com os cliches emotivos tipicos e que isso nao o diferencia de outros filmes do genero.

A historia fala de um um grupo de estudantes que de forma a ganhar dinheiro apos a grande depressão começa a competir numa equipa de Remo que os leva ao esterlato e contra todas as expetativas aos polemicos jogos olimpicos de berlim em pleno dominio Nazi daquele pais.

O argumento e convencionar na sua arquitetura de base mais mais de isso na sua propria execução, e um filme com personagens esteriotipadas, cada uma a preencher o espaço definido, mas com pouca dinamica ou momentos claramente diferenciados. E aqui que resulta o lado demasiado convencional do filme.

Clooney como realizador começou com o fogo todo, mas ultimamente ter adomercido em filmes demasiado simplistas ou puristas que agradam sem entusiasmar sendo este mais um capitulo desta fase adormecida do mesmo com realizador.

No cast Edgerton tem um papel simples, tipico de treinador de drama desportivo, e os jovens comandados pelo protagonsita Turner, funcionam sem serem brilhantes, num filme demasiado convencional para grandes sublinhados para os envolvidos.


O melhor - O feito naquele contexto economico e interessante

O pior - Falta o risco que leva determinados filmes para outro tipo de impacto.


Avaliação - C+



No comments: