Wednesday, February 21, 2024

LIft

Depois de um ano em que a Netflix teve longe dos grandes sucessos comercias, repetindo formulas, ficou a ideia que 2024 sera um ano de mudança na estrategia, pelo menos assim foi anunciada, se bem que numa primeira instância percebemos que tudo começou da mesma forma com uma grande produçao liderada por Kevin Hart como um alegado mastermind do crime com um elenco de luxo. O resultado critico ficou muito aquem, se o resultado ate acaba por ser o normal para o habitual Hart, tendo em conta o restante elenco e essencialmente o excelente cast esperava-se mais. Comercialmente Hart e sempre um valor seguro para a operadora.

Sobre o filme posso dizer que me surpreendeu na formula, nao ter um Hart imbecil, mas o lider de uma estrutura criminosa e algo diferente embora em tudo o resto tenhamos o tipico filme de açao cheio de fogo de artificio que normalmente temos como padrões netflix que rapidamente se esvazia pese embora conhecemos quase todos os atores que entram no filme para quase nada, num autentico despredicio de talento.

SObre a trama o habitual no jogos do gato e do rato, com os twist que parecem ser surpreendentes mas que se denunciam desde o inicio. Outro do problemas e que pensando que se trata de um filme de Hart esperamos um humor presente, quando aqui quando surge fica descontextualizado e algo com a ideia que so aparece como um desabafo ja que me parece que o filme quer ser mais de açao do que uma comedia parva.

Por tudo isto, e mesmo perante uma produçao elevada com poucos erros e com o assumir que se trata de um filme grande resolve um filme que da pouco para o investimento. Um Italian Job de segunda linha que tenta trazer um grupo que nunca o é, e uma comedia de açao que fica sempre um pouco longe, do que de melhor ja se fez em filmes de golpe.

A historia segue uma equipa da interpol que apostada em tentar dar um golpe a um periogoso terrorista contrata um grupo de criminosos para os ajudar nesta tarefa com a possibilidade de ficarem livres de todas as acusações, embora pareça uma missao impossivel.

No argumento temos o tipico filme de golpe, com os cliches do grupo, mas essencialmente com as piadas de Hart e a homenagem a Missao IMpossivel, num filme de segunda linha, com pouca novidade em qualquer um dos elementos que quer ser.

Na realização F Gary Gray voltou ao lugar onde foi feliz pois percebe-se totalmente as influencias do seu Italian Job, o filme mais conhecido, depois de uma carreira que foi caindo em dimensão comercial, o qual teve em Straight Outta Compton o seu filme mais mediatico, voltando a ser o tarefeiro da maior parte do tempo.

No cast temos Hart ligeiramente mais serio, mas nota-se o desconforto num ator, claramente mais comico. De resto um cast recheado de figuras conhecidos em personagens pouco ou nada trabalhadas, que vale pela dimensão comercial, mais do que pelo que potencia nas respetivas carreiras.


O melhor - A produçao ser elevada.

O pior - Hart nao e um heroi de açao


Avaliação - C-



No comments: