Friday, February 23, 2024

Robot Dreams

 Todos os anos quando sao anunciados os nomeados para melhor filme de animaçao e comum estar na lista um filme europeu com um conceito mais independente que chama a atençao em festivais mais pequenos. O filme que este ano conseguiu esse ponto foi esta produçao espanhola sobre a amizade de um cão e um robot, passado numa distante Nova Iorque, um filme mudo de animaçao tradicional que conquistou a critica e teve na nomeaçao para o oscar da especialidade o seu maior trofeu. Do ponto de vista comercial os resultados foram moderados para todos o universo, ou nao fosse um claro filme independente de animaçao.

Sobre o filme confesso que o mesmo começa bem na forma como a ligaçao entre as duas personages principais se vao ligando e acima de tudo os elementos culturais que o filme acaba por dar principalmente no que diz respeito a Nova Iorque. COm a separaçao o filme perde um pouco da chama com os sonhos de cada um com as novas personagens o filme fica mais circular, com bom coraçao, mas talvez com mais dificuldade na sua intensificação

No que diz respeito ao estilo, apesar de tradicional nao e propriamente original, bonecos maioritariamente 2d bem desenhados mas sem uma expressao criativa muito forte, ficando muitos dos pontos ligados ao momento em que o filme consegue ter alguns aspetos culturais daquele tempo como marcas e musicas. Mas acaba por ser pouco principalmente comparado com outros produtos europeus de animaçao que conseguiram esse impacto

Por tudo isto este filme marca o seu apontamento, e dos filmes de animaçao aquele que acaba por ser mais de autor, mas ja vimos produçoes com os mesmos objetivos bem mais fortes. O excesso de silencio e uma duraçao que excede a hora e meia de uma forma circular tira algum ritmo a um filme que na maior parte do tempo tem uma boa ideia mas que a repete.

A historia fala de um cão que se sente sozinho e compra um robot o qual depois de o montar se torna seu amigo, com quem depois acaba mais tarde por se afastar apos um tragico acidente em Connay Island e começa os sonhos de cada para se tentarem encontrar.

O argumento tem pontos emocitivos, na tentativa de ambos procurarem a felicidade depois de ficarem afastados. A forma como o mundo dos sonhos e da memoria entra no filme e interessante mas a opçao por um filme mudo e lento tira algum impacto ao que acabamos por ver.

Na realizaçao o projeto foi assinado por Pablo Berger um veterano realizador basco de filmes espanhois, que acabou ter aqui o seu filme mais reconhecido e uma nomeaçao para o oscar num filme que nao e propriamente muito original no tipo de animaçao que usa, mais na ideia, de uma obra que marcara a sua carreira.

Sendo um filme sem dialogos nao tem qualquer analise de vozes.


O melhor  - TOdo o filme até a separaçao

O pior - Perde algum impacto emocional com a constante oscilaçao de sonhos e realidade


Avaliação - C+



No comments: