Friday, August 02, 2019

Trial by Fire

Durante alguns anos quando Edward Zwick lançava os seus novos filmes o cinema parava aguardando um filme de primeira linha. Esse conceito foi desaparecendo ao longo do tempo, sendo que nos últimos registos ou tivemos filmes independentes que quase não foram vistos, ou grandes produções de Hollywood que apenas necessitam de um tarefeiro. Em 2018 surgiu com este filme menos mediático sobre a historia por tras de uma condenação a morte, com esse tema como mote. Em termos críticos a mediania apresentada esteve longe do que conseguiu o realizador no passado e comercialmente a falta de estrelas de primeira linha não foi propriamente o mesmo sublinhado para o filme.
Assim temos uma historia forte em termos policiais e principalmente naquilo que implica para as personagens, ou seja a morte de três crianças queimadas. O filme numa fase inicial dá-nos o lado da investigação e do julgamento com diversos atalhos, o que acaba por nos fazer perder o sentido não só de alguns depoimentos mas mais que isso das razões para tanta procura de condenação. Nesse particular penso que o filme opta demasiado cedo por uma versão das coisas colocando de lado os pontos chaves que levaram ao resultado oposto.
No que diz respeito ao tempo de espera do corredor da morte, o filme ai já foi mais funcional quer na ligação das personagens naquele espaço, quebrando as barreiras de bons e maus que assume numa fase inicial, e principalmente conseguindo e bem transmitir o sofrimento da personagem, muito por culpa de uma interpretação bem acima da media.
Na fase final com a entrada em jogo do co protagonista parece-me que o filme entre num caracter demasiado idílico da relação, e a parte final do filme acaba por ter um climax forte que nos da a intensidade e explosão emotiva que acaba por ser benéfica para o resultado final do filme.
A historia fala de um pai que apos um incendio em casa que vitimou as suas três filhas menores, e condenado a morte pelo homicídio de todas, enquanto espera pela execução tenta provar a sua inocencia.
Em termos de argumento a historia de base tem um impacto tremendo e emocionalmente o filme consegue tirar o máximo proveito disso. Numa segunda linha parece-me que o filme cai no erro comum de ser demasiado vincado a um dos lados da historia,
A realização de Zwick e simples não temos grandes truques de camara ou uma abordagem diferenciadora por natureza. Numa fase com menos folego da carreira mais que historias fortes talvez necessite de mais originalidade e criatividade nas abordagens para atingir o nível anterior.
O filme tem uma excelente intepretaçao de O Connel, um dos jovens valores atuais do cinema mas que me parece com poucos filmes para o talento e intensidade apresentada. Aqui temos mais uma demonstração disso a todos os níveis. Dern tem um papel mais fácil num trabalho a potenciar a interpretação cental.

O melhor - O'Connell

O pior  - Demasiado preso a uma versão dos factos

Avaliação - C+

No comments: