Tuesday, March 12, 2019

The Lego Movie Part 2

Cinco anos depois do cinema de animação ter ficado surpreeendido com o primeiro Lego Movie, eis que surge a sua natural sequela em face do sucesso comercial e critico que o primeiro filme. Entretando o mesmo formato e os mesmos produtores já lançaram outros dois filmes tematicos com resultados menos satisfatorios. Em termos criticos o filme pese embora tenha obtido avaliações positivas ficou distante do primeiro filme. Tambem comercialmente o filme ficou longe do sucesso imediato que foi o primeiro filme.
Sobre esta sequela podemos dizer que o primeiro filme apanhou todos de surpresa, pela curiosidade tecnica do formato, pela originalidade do conceito e acima de tudo pelo lado positivo da mensagem. Este filme teria dificuldades em causar o mesmo impacto ja que muito do que nos tinha para dar de novidade principalmente do ponto de vista tecnico ja era conhecido e a ai o filme dificilmente conseguiria ter este efeito no espetador.
O filme tem alguns bons detalhes, mais uma vez e um filme que funciona bem e de forma original na simbiose que cria entre o lado live action e animaçao, bem como na forma como isso acaba por dar ao filme um lado simbolico interessante. Do ponto de vista do argumento de animaçao, parece-me que o filme perde demasiado tempo em alguns apontamentos visuais de de luta desnecessários que o distancia principalmente do publico mais adulto.
Por tudo isto mesmo sendo um filme com alguns pontos de qualidade assinalaveis, esta longe da orignalidade e do fenomeno que acabou por ser o primeiro filme. Fica a intenção de alguns apontamentos criativos que o filme potencia mas fica a ideia que nao e um estilo de filme para dar muitos mais sucessos.
A historia fala novamente de Emmet e Lucy, que agora percebem que existe a intrusão no mundo deles, que poderá colocar em causa toda a realidade dos mesmos.
O argumento tem alguns apontamentos ideologicos e de mensagens interessantes principalmente no formato com que o filme consegue conciliar o lado mais pessoal com a animaçao em si. Em termos humoristicos parece-me ter ficado algo distante do primeiro filme.
Na realizaçao Mike Mitchell surge na cadeira, depois de alguns filmes de animaçao e live action de qualidade duvidosa. Tecnicamente o filme funciona novamente embora o lado da surpresa ja nao existe. Nao e pelo lado tecnico que o filme fica diminuido.
O numero elevado de novas aquisiçoes para as vozes funciona principalmente a de Haddish, o filme aposta em mais momentos musicais e aqui penso que nem sempre o cast esta a altura.

O melhor - A originalidade tecnica do conceito

O pior - UJm filme sem o rasgo original do primeiro

Avaliação - C+

No comments: