Wednesday, March 20, 2019

Stan & Ollie

Bucha e Estica como se diz em portugues deve ser das duplas de comediantes mais conhecidas do mundo mas ate ao presente momento não tinham qualquer filme a contar a sua historia ou parte dela. Esta produçao inglesa acabou por ter essa aposta, numa homenagem a tour britanica que foi a ultima da dupla. Criticamente o filme funcionou com boas avaliações principalmente em termos ingleses que motivou grande presença nos bafta do filme, nao conseguindo contudo chegar aos oscares. Por sua vez comercialmente nos EUA e sendo uma produçao inglesa teve algumas dificuldades.
Sobre o filme desde logo parece-me importante dizer que como e obvio o humor da dupla que o filme retrata tem um contexto temporal proprio e nisso o filme e uma homenagem muito interessante porque consegue ir buscar o contexto e o lado mais emocional e simples desse tipo de cinema sempre potenciado por duas das grandes interpretaçoes de 2018.
Claro que e uma historia positiva um filme que nos da a ultima tour da dupla em desaceleração de carreira que nos da diferentes apontamentos do sucesso, desde logo a chegada a um lado de esquecimento, a forma como existe avanços e recuros numa relaçao tao dependente uma da outra, embora o filme trate estes pontos de forma simples, como era o humor e a simplicidade de ambos.
Nao sendo um filme completamente diferenciados e uma homenagem com recursos interpretativos de primeira linha, com um lado emocional e nostalgico de um cinema ou imagens que pelo menos marcaram algum do nosso imaginario. Fica acima de tudo uma historia de companheirismo bonita numa das duplas de maior sucesso do cinema.
A historia fala-nos dos ultimos anos da carreira de Stan and Ollie numa digressao pela inglaterra ja na fase descendente da carreira e a forma como a relaçao entre ambos é analisada nesse mesma tour.
Em termos de argumento e um filme simplista que conjuga o espaço presente da açao com o passado de uma forma competente. Nao tenta inovar, mas e na simplicidade do cinema que homenageia que o filme e a historia que conta tem o seu segredo.
Na realizaçao Baird e um realizador normalmente associado a projetos irreverentes que aqui tem o plano completamente oposto e funciona. O filme e realizado de uma forma tradicional e de homenagem que muito potencia o lado estetico da dupla.
No cast o filme tem duas interpretaçoes de excelencia. Se C Reilley dá-nos o lado mais emocional da dupla, e o lado mais comico, num ano estranho com muitos altos e baixos, acaba por ser Coogan o que mais surpreende com a sua interpretação fisica de Stan e que deveria quem sabe ter mais atençao da epoca de premios.

O melhor - As interpretaçoes.

O pior - As historias simples surpreendem menos.

Avaliação - B

No comments: