Sunday, March 24, 2019

Dragged Across Concrete

Mel Gibson enquanto ator tem nos ultimos anos estado bem longe da rivalta, o que por sua vez como realizador até tem sido ultrapassado principalmente com o sucesso de Hackaw Ridge. Este ano surge neste trailer de produçao independente ao lado de um dos colaboradores do seu ultimo filme, num policial violento e cru. Apesar de ter sido lançado num mes de pouco sucesso critico para os filmes, o filme conseguiu sair com avaliaçoes essencialmente positivas embora longe de serem entusiasmantes. POr sua vez comercialmente tendo em conta o valor produção e a sua expansao sera um filme que dificilmente se tornara um sucesso.
Sobre o filme temos um filme que vai passeando pelas personagens ao sabor da importancia que as mesmas vao adquirindo ao longo dos diferentes segmentos do filme, isso faz com que o filme comece de uma forma demasiado parada mas que va ganhando ritmo consoante a situação central se vai potenciando, acabando depois por na especificidade levar para niveis mais altos de desempenho, quer na quimica e nos dialogos entre o par de ex policias, ou mesmo no lado frio e negro dos criminosos.
E um filme cru que nao tem receio nenhum de preparar perdas, entrando no capitulo seguinte no segundo depois, nesse particular temos um filme que mesmo com uma longa duração consegue ir criando epicentros narrativos em cada uma das partes, mesmo que nas seguintes acabe por ter dificuldades em retomar o ritmo elevado que acaba sempre por ter.
Nao sendo um filme com um significado tremendo acaba por ser com alguma capacidade um interessante thriller de policias no fio da navalha e um grupo criminoso mais que organizado sem qualquer pudor em exercer a violencia ao maximo, o que acaba por dar um filme com ritmo, dialogos maioritariamente interessante, que nao sendo nem perto disso uma obra prima acaba por ser competente.
A historia fala de dois policia suspensos alegadamente por excesso de violencia numa operaçao policial que de forma a dar resposta as dificuldades financeiras que atravessam planeiam um ataque a um traficante de droga, que vai ser contudo bem mais que isso.
Em termos de argumento a historia de base nao e original sendo mais do mesmo que outros filmes do mesmo genero ja conseguiram. Acaba por ser na especificidade principalmente dos dialogos que o filme consegue ser mais eficaz e conduzir-se para niveis mais altos de desempenho.
Craig Zhaler e um realizador que tem ganho nos ultimos anos algum carisma, com filmes escuros com atores usualmente mais associados a outros generos. Aqui temos mais do mesmo no estilo do filme mas ainda nao me parece que tenha atingido o reconhecimento generalizado embora me pareça estar perto de o conseguir.
No cast Gibson nunca foi propriamente conhecido por ser um actor de primeira linha, e aqui volta a nao o ser, uma personagem limitada a alguns maneirismos, acompanhado por um Vaugh com um lado mais descontraido que encaixa bem na diade mas esta longe de ser exigente do ponto de vista de interpretaçao.

O melhor - O lado cru do filme.

O pior - Demasiado longo

Avaliação - B-

No comments: