Saturday, March 16, 2019

Finding Steve MqQueen

Hollywood quer de primeira linha quer de segunda sempre se interessou por grandes golpes bancários, não so naquilo que os filmes dao em termos de ação imediata mas principalmente quando os mesmos sao adaptaçoes de historias reais, acaba sempre por ser positivo fazer um filme sobre uma façanha diferente. Este ano de uma produtora quase inexistente surgiu este pequeno filme com um titulo sugestivo. Criticamente o filme foi avaliado com a indiferença mediana, sendo que comercialmente ao ser um filme sem grandes trunfos acabou quase por nao existir no que a isto diz respeito.
Sobre o filme confesso que para filmes de golpes este acaba por ser algo pausado demais para ter o efeito desejado, talvez porque o filme seja demasiado intercalado entre a historia e a forma como a mesma esta a ser contado, talvez porque em termos de protagonistas nunca tenha alguem que pegue no filme do primeiro ao ultimo momento, ou talvez porque ja estejamos cansados de filmes parecidos.
A originalidade da personagem central e a sua forma de vida acaba por ser o unico elemento diferenciador do filme, mas parece que mesmo na abordagem e tendo em conta estas caracteristicas a produçao poderia assuir algum maior risco, principalmente na abordagem estetica do filme que adopta quase sempre uma postura algo convencional, e que acaba por tornar o filme algo minimalista.
Ou seja um filme de assaltos, daqueles que quando vimos achamos alguns promenores interessantes, neste caso a motivaçao politica e diferenciada de todos os envolvidos, mas que volvido algum tempo da visualizaçãoo acabamos por nos esquecer do filme em questãoo.
A historia fala de um grupo de individuos com pouco em comum que se reune para planear um assalto a uma verba monetaria aparentemente ilegal do apoio a recandidatura de Richard Nixon.
Em termos de argumento temos a envolvencia tipica dos filmes de assaltos. As personagens estao longe de serem todas trabalhadas da mesma forma, contudo isso acaba por criar alguns desiquilibrios na ligaçao das mesmas e na forma como o filme funciona diferenciada em cada uma delas.
O realizador Mark Steven Johnson foi alguem que ha muitos anos foi escolhido para fazer duas adaptações de super herois ao cinema que ficaram na historia como dois dos piores trabalhos do genero. Aos poucos tenta recuperar uma carreira que provavlemente nunca lhe vai dar novamente o mesmo mediatismo.
No cast temos a falta de nome, e carisma para segurar um filme como este a escolha de Travis Fimmel para protagonista nao funciona em plenitude, mesmo com a personagem a ser bem trabalhada. Os restantes estao em piloto automatico.

O melhor - A personagem central e a sua forma de vida

O pior - Estar longe de ser um bom filme de assaltos

AValiação - C

No comments: