Friday, March 22, 2019

The Mule

Clint Eastwood aos 90 anos de idade continua a bater records no cinema de hollywood não apenas no ritmo com que os seus filmes vao sendo lançados enquanto realizador e produtor, mas tambem por neste filme nos trazer a sua interpretaçao como protagonista. Pese embora tenha sido lançado em clara temporada de premios o filme acabou por ter criticas algo medianas, o que levou a que o estudio fizesse uma nota sublinhando que os objetivos do filme era mais comerciais. Neste ponto o filme foi bastante competente, porque muitos queriam ver como Eastwood ainda conseguia protagonizar um filme com tanta idade.
Sobre o filme e facil perceber quando vemos o filme que e uma obra mais pensada no lado comercial do que no critico, principalmente pelo teor descontraido com que a personagem e montada. Existe um ponto que acaba por ser o que mais funciona no filme e que nao e comum na filmiografia de Eastwood em nenhuma das componentes que e o sentido de humor e o ritmo ligeiro nos dialogos.
A historia tem o seu lado romantico da redençao, algo que tem sido comum nos ultimos filmes de Eastwood sempre com o lado emotivo, patriotico ou mais que isso num lado de defensor de minorias. O filme cai em alguns cliches e abusa em demasia das sequencias de estrada da personagem. mas para alguem com 90 anos e justo algum egocentrismo.
Nao sendo uma obra de referencia e um razoavel filme de entertenimento, numa historia que é mais peculiar do que interessante e com a tipica conclusao a Eastwood que estou longe de ser grande adepto fica a ideia que poucos conseguiram um trabalho tao objetivo com tanta idade.
A historia fala de um idoso de noventa anos que se ve envolvido como correio de droga para um cartel de droga mexicano, numa altura em que tais rotas começam a ser investigadas pelo DEA:
Em termos de argumento a historia e simples, narrativamente com alguns cliches mas o tom descontraido da personagene dos seus dialogos alguns com humor funcional acaba por levar o filme para o efetivo em termos de resultado.
Seria estranho se Eastwood ainda nos conseguisse dar o melhor de si na realizaçao tendo em conta a sua idade. Aqui temos um lado mais funcional, simplista, sendo que a ideia de realizar um filme com esta idade ja e de si um luxo de alguem que deu ao cinema obras de primeira linha.
No cast Eastwood nunca foi um actor de primeira linha e aqui tambem nao o e, tem o seu lado mais descontraido e claramente uma distreza vocal ainda de fazer inveja. O filme nao utiliza nem quer fazer uso dos seus secundarios que apenas estao ali para homenagear Eastwood.

O melhor - O tom descontraido das personagens e dialogos.

O pior - A conclusao sempre romantica

Avaliação - C+

No comments: