Tuesday, December 12, 2017

Columbus

Sundance tornou-se nos ultimos anos o verdadeiro festival onde realizadores independentes mas tambem novos realizadores mostram mais que os seus filmes a sua forma de pensar. No que diz respeito as novidades surgiu um pequeno filme sobre uma cidade americana que conquistou a critica. Pese embora esse bom resultado critico foi insuficiente em tamanho para o filme conseguir entrar a serio na luta pelos premios.
Sobre o filme, é importante dividir aquilo que é a historia central do filme, e ai parece-me que o filme é curto sendo apenas um conjunto de conversas entre duas personagens que se conhecem num determinado momento e que se aproximam. Neste prisma parece-me claro que o filme e demasiado curto para tantos louvores, ja que mesmo em termos de romantismo o filme nunca tem intensidade para fazer sublinhar a sua ideia.
O lado positivo do filme acaba por ser o contexto, de uma cidade projetada com uma arquitetura singular, e aqui penso que o filme acaba por dar algo de novo ao espetador, principalmente para todos aqueles que como eu nao conheciam o local. Aqui o filme consegue ter uma fotografia de grande nivel, e alguns locais que merecem ser visto, sendo um agradavel bilhete postal.
Ou seja um filme que me parece mais funcional do ponto de vista tecnico do que propriamente no argumento. Mesmo assim existe agora uma tendencia de aperciar os filmes basicos sobre coisas simples, e o filme acaba por ser isto. Pena é que nao tenha grande ritmo e no final ficamos com a sensaçao que o filme acaba por nao ir a quase lado nenhum.
A historia fala de uma jovem que vive com a mãe que se encontra indecisa se vai ou nao para a universidade que começa uma relaçao de amizade com o coreano que se encontra na cidade de forma a acompanhar o seu pai, que se encontra doente no hospital.
Em termos de argumento parece-me um filme algo vazio naquilo que significa e mesmo na questao dos dialogos que tinha espaço para ter. Exagera um pouco na forma como falam sobre arquitetura embora seja esse tema aquele que diferencia o filme.
Na realizaçao de Kogonada parece-me que o filme tem qualidade, nao so na escolha de um contexto particular mas na forma como este é filmado como contexto para toda a historia. Assim, acaba por ser a cidade a protagonista e isso parece muito interessante demonstrando inteligencia de um realizador que esperamos os seus filmes seguntes.
No cast dois jovens tipicos de filmes diferentes, que tem aqui um filme que lhes exige mais do ponto de vista dramatico. Lu Richardson e uma das jovens promessas que aqui tem um papel interessante de maturaçao. Por seu lado Cho acaba por me parecer algo deslocado de um filme tao dramatico.

O melhor - A cidade e a sua arquitetura

O pior - Com tantos dialogos poderia ter mais valor neste particular

Avaliação - C+

No comments: