Tuesday, December 12, 2017

9/11

Existem filmes que pelo seu titulo, momento e interpretes tem tudo para correr mal. Um desses filmes foi este drama, que retrata algumas pessoas em pleno 11 de Setembro, que aposta na data como titulo, com um conjunto de actores em plena baixa de forma e uma data de estreia tipica do aproveitamento da situaçao para ganhar dinheiro. O resultado um desastre a todos os niveis criticamente um dos filmes piores avaliados do ano, e em termos comerciais resultados residuais contrariam a expetativa de alguns.
Sobre o filme, eu acho sempre util fazer filmes sobre momentos marcantes da humanidade quando nele existe rigor historico e mais que isso contar uma historia que aconteceu que permita ter um conhecimento claro do que aconteceu. Neste caso nao temos nada disso, temos uma tentativa de fazer um filme de acçao de qualidade mais que duvidosa totalmente ficcionado interpretado por actores em pessima forma, num filme tipico de aluguer que acabou por ter algum tempo de antena graças à data que da titulo ao filme.
Alias se existe coisa que o filme nunca tenta ser é mais que isso, a narrativa simples de fechar personagens num elevador, a falta de qualidade dos dialogos e mais que isso das interpretaçoes a nivel dramatico, algumas delas capazes de figurar no registo de algumas das mais disparatas que a momento, so poderia resultar num dos piores filmes dos ultimos tempos.
Pena é que o aproveitamente por parte dos estudios menores de datas ou fenomenos marcantes seja cada vez maior no sentido de tentar aproveitar a debilidade emocional, ou a proximidade criada por uma situaçao para tentar comercialmente fazer resultar obras sem qualquer tipo de conteudo ou força.
A historia fala numa serie de pessoas que fica fechada num elevador de uma das torres do world trade center no dia do tragico acontecimento, tentando resistir a inevitabilidade do acontecimento.
O argumento e completamente vazio, tipico de filme de açao de pessima qualidade dos diretos para aluguer. Nao ter personagens no sentido de dimensao e mais que isso os dialogos parecem tirados de um cliche interminavel numa obra que deveria no minimo ter muito mais preocupação tendo em conta o seu titulo.
Martin Guigui e um realizador que foi colecionando filmes de segundo nivel e que aqui tem talvez o mais visivel e o mais apelativo pelos piores motivos. Existe momentos em que pensamos que faz de proposito em ser mau, como os excessivos abusos de slow motion.
EM termos de cast eu compreendo como Sheen, Goldberg e Gershon acabam por entrar num filme como este. NUma altura em que a carreira de todos praticamente nao existe qualquer filme é uma dadiva, contudo neste caso é apenas o assumir de carreiras aparentemente terminadas.

O melhor - O lado emocional do trabalho dos bombeiros

O pior - Um disparate sob a forma de homenagem

Avaliação - D-

No comments: