Friday, June 24, 2016

Miracles From Heaven

A religião tem nos ultimos dois ou três anos ganho um particular destaque no cinema, principalmente com lançamentos planeados em epocas mais mortas do ano cinematografico, ou mais liturgicas em filmes sobre fé, muitas vezes baseadas em historias veridicas. Este ano e já com mais figuras de proa surge mais uma dessas historias, que teve o percurso esperado, desde logo criticamente com uma mediania que não lhe permitiu grandes andanças, já comercialmente e principalmente comparado com alguns filmes que foram lançados no mesmo periodo podemos considerar que o filme obteve resultados consistes que vao significar o nascer de outros projetos muito semelhantes.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme obvio, o tipico caso de familiar, e onde as emoçoes sao exploradas a exaustao, a primeira fase e simplista como deveria ser um filme de serie B, sem muita preocupação em questionar ou carateristicas dos personagens, o filme na fase inicial explora o lado emocional da situaçao, sempre com recurso a mesma personagem. Na parte final entre a parte idilica e mais dificil de gostar, já que quem gosta da primeira parte pela sua simplicidade não pode ficar profundamente agradado com a segunda.
No resultado final temos uma mistura a meu ver disfuncional entre um filme simplista de qualidade sofrivel e uma exercicio sobre fe, relegiao milagre exagerado tornando a tonica do filme no drama familiar e da personagem que durante tanto tempo e o epicentro de tudo. Por estes mesmos factores parece claramente um filme pouco trabalhado, com um objetivo simples, de fazer dinheiro baseado em historias muito semelhantes que tiveram sucesso.
Do lado positivo muito pouco, a parte emocional, principalmente bem intepretada por Garner, e pouco mais, a não ser a sempre simpatica mensagem positiva do filme, mesmo que a forma e o contexto deveriam ter sido mais trabalhados, mais seguros e claramente mais significativos.
A historia fala numa familia que de repente observa uma das menores a sofrer de uma doença rara, considerada incuravel o que vai necessitar de um processo de fe para conduzir a bom termo em muitos os intervenientes.
O argumento e basico, ou seja temos pouco trabalho em personagens, dialogos e mais que isso em capacidade de se surpreender, quase sempre e um filme de obvios procedimentos, e que apenas preocupa-se com a emoçao facil, que consegue transmitir principalmente na fase inicial.
Na realização, depois de ter falhado principalmente criticamente com 33, a realizadora teve aqui um projeto mais pequeno, menos trabalhoso, e menos avaliado, o filme precisa de emoçao e a realizaçao vai nesse sentido com planos simples e fixos dos seus interpretes.
Em termos de casto, normalmente este tipo de filmes não chamam grandes figuras mas sim uma segunda linha. Aqui temos Garner num papel interessante, principalmente numa carreira que nem sempre conseguiu ser coesa. Aqui da o que filme pede, ou seja emoçao simples.

O melhor -Garner num interessante papel dramatico

O pior -No final o filme ser uma mistura de um drama facil, e de uma narrativa de fe contraditoria


Avaliação - C-

No comments: