Wednesday, June 15, 2016

Blackway

O cinema de produção baixa é normalmente um recipiente natural de actores longe do fulgor das carreiras ou porque estão numa fase final, ou porque a carreira não correu da forma como muitos vaticinaram. Acaba por ser a reunião destes dois aspectos que junta neste filme um já cansado Anthony Hopkins e uma Julia Stiles que apenas já so aparece em filmes mainstream nas sagas de Jason Bourne. O resultado deste thriller foi modesto quer criticamente com avaliações essencialmente negativas mas também comercialmente com um dos resultados mais modestos mesmo tendo em conta a pouca expansão do filme.
Este é o tipico filme que contextualiza numa cidade do interior norte americano, sem luz com frio. Alias o contexto climatérico do filme é uma boa metáfora para aquilo que o filme acaba por ser, um filme escuro, adormecido com pouca intensidade, o que para um filme declaradamente thriller está longe de ser abonatório na sua análise. Mas quais são os reais problemas do filme, desde logo a pouca dimensão de um argumento demasiado linear, com muito pouco conteúdo e explicações, onde basicamente tem uma única linha de trabalho, que é três pessoas juntam-se para ir apanhar o malfeitor da terra, basicamente o argumento não tem objetivos nas personagens, não as caracteriza com a excepção de uma ou outra referência ao passado, e não perde um minuto a tentar integrar as atitudes de cada uma das personagens.
Com esta falha no conteúdo dificilmente este thriller teria a sua necessidade maior que é involvimento e intensidade principalmente quando também nas sequências de ação e de confronto nunca consegue recolher qualquer tipo de trunfo que potencie o filme para outro tipo de resultados.
É talvez neste tipo de filmes que se denota uma maior diferença na forma como os maiores estúdios conseguem fazer resultar filmes neste género tão capaz de obras singulares como de filmes sem qualquer tipo de brilho. Este é claramente um filme menor de pequeno estúdio, numa pequena cidade sobre uma pequena história que apenas poderia redondar num pequeno filme.
A historia fala de uma mulher que começa a ser perseguida pelo bandido da cidade que se encontra impune a tudo o que faz, de forma a terminar com esta pressão acaba por se aliar a dois lenhadores que se comprometem a ajudar a terminar com a pressão e violência que é alvo por parte de tal indivíduo.
O argumento é claramente o calcanhar de aquiles do filme, principalmente pela forma como não trabalha as personagens as suas origens, as suas características, parece um filme algo preguiçoso e precipitado acabando por ir demasiado cedo ao centro da questão sem nunca o trabalhar.
Em termos de realizaçao Daniel Alfredson mais conhecido pela forma como realizou os dois ultimos filmes da triologia sueca Millenium, tem aqui um trabalho que segue um pouco aquilo que tinha feito nos filmes anteriores, ambientes escuros que potenciam o lado negro dos personagens, pena é que neste filme e muito por culpa do argumento nunca consiga encontrar essas mesmas personagens.
Em termos de cast o filme demonstra a razão pela qual os seus interpretes mais conhecidos estejam num filme tão pequeno, desde logo Hopkins, cansado de poucas palavras, dando apenas o lado misterioso que tão bem funcionou nos anos aureos da sua carreira, Stiles, foi claramente uma atriz sobrevalorizada quando teve mais protagonismo, tem muitas dificuldades de recursos e o filme não os consegue disfarçar, apenas Liotta com o tipico vilão que interpreta vai de encontro as necessidades do filme, sendo que mesmo a sua personagem que dá nome ao filme e totalmente limitada pelo argumento.


O melhor - O lado negro da realizaçao com outro argumento poderia resultar.

O pior - Um argumento vazio e mal trabalhado

Avaliação - D+

No comments: