Tuesday, July 22, 2014

The Legend of Oz: Dorothy Return

Principalmente depois do sucesso o ano passado de Oz, que o imaginario do lendario filme poderia ser recuperado sob diversas formas, uma dessas formas foi em termos de animaçao e marcava o regresso da sua personagem central ao epicentro da acçao ao mundo maravilhoso de OZ. Pese embora a boa vontade do filme em fazer renascer o mito os resultados foram desapontantes, inicialmente em termos criticos onde teve uma das piores avaliaçoes para um filme de animação que há memoria e comercialmente onde foi totalmente ignorada por miudos e graudos.
Sobre o filme podemos dizer que estamos numa vertente mais tradiciona do cinema actual sem grandes paralelismos, tem como sua maior força o mundo imaginario de OZ como não podia deixar de ser. Pode-se questionar se o filme não merecia mais interação entre as figuras miticas do primeiro filme, mas que elas estão lá como a conhecemos estao.
Mas e a unica coisa que resta, depois uma serie de personagens entre bons e maus, reis e princesas por vezes pensamos sempre estar mais proximos de alice no pais das maravilhas do que propriamente em OZ e nisso o filme perde culto, perde siginificado, bem como o humor utilizado em desuso bem como os actores que dao as vozes aos diferentes personagens podia ser uma reuniao de reformados da comedia dos anos 80.
Ou seja um claro filme menos em termos de animaçao, com muito pouco de real valor para alem da tentativa de ressurgir um mito bem longinquo e cuja novidade não encaixa nos nossos dias porque uma lenda sera uma lenda e não pode ser nunca actual.
A historia fala de um novo vilão em OZ que coloca em causa a estabilidade do reino dai que se torna necessaria a ajuda novamente de Dorothy e a sua ligaçao as tres personagens de fantasia, leao, homem de lata e espantalho.
O argumento e pobre pouco mais do que juntas as personagens e dar um motivo para estas lutarem e quando assim e podemos dizer que e pobre principalmente quando se toca num tema como o feiticeiro de OZ.
A produçao e de nivel baixo, não temos muitos meios que sao substituidos por cor, mesmo assim parecenos conseguido a forma como OZ e caracterizado, de um realizador que já esteve associado a grandes projectos bem antes do 3D.
O cast de vozes perde por apostar em actores fora de forma e fora de tempo, o que por eles proprios tambem condicionam o humor ou tentativa de humor do filme, uma presença destas seria interessante rechear o filme com humoristas naturais dos anos 80 para um filme ainda mais velho e perigoso

O melhor – A cor de OZ

O pior – A falta de um argumento com conteudo


Avaliação - D+

No comments: