O Cinema oriental,
principalmente com as influências de um cinema de ficção
cientifica dos EUA, começa a dar os seus maiores frutos em filmes
envolventes e creativos que tem conseguido bons resultados
principalmente criticos com este filme, que obteve uma excelente
recepção critica, e comercialmente principalmente nos mercados
orientais já que em termos de EUA ainda percebemos alguma
dificuldade em fazer render filmes que não os seus.
Sobre o filme podemos
dizer que estamos perante uma boa abordagem creativa num curto
espaço, e aqui reside toda a creatividade a força natural do filme
o de conseguir constituir um mundo diferenciado num comboio
interminavel, com lutas de classes formas de estar e totalitarismo,
num filme que vai buscar as melhores influencias a alguns dos
melhores livros de ficção cientifica da historia e consegue em si
explrar alguns dos elementos de creatividade que o filme cria em si.
Por isso estamos por um
bom filme de ficção bem diferenciado, bem caracterizado não so
temporalmente mas espacialmente, que consegue criar nas suas
personagens a imagem que o filme bem quer e nisso resulta um filme
competente, original, muito bem realizado que poderia apenas ter um
final mais simples, e menos subtil como aquele que nos e dado e que
em alguma parte nos pode saber a pouco.
Mesmo assim temos aqui
um filme que deve ser aperciado numa altura em que principalmente em
filmes futuristas encontramos algumas dificuldades em organizar
argumentos coerentes o filme consegue isso, com simplicidade e com
creatividade consegue balançar entre um filme de acçao que em
momento descura o seu paradigma e quando assim é com um misto de
creatividade não a forma de o filme fracassar.
A historia fala de um
comboio que tem dentro de si os unicos sobreviventes da humanidade as
carruagens sao divididas por classes sociais com formas de vida
diferente totalmente controladas autoritariamente pelo dono do
veiculo, contudo a revolução parece estar a ser criada.
Em termos de argumento
temos o prato forte do filme, principalmente pela ideia de base do
filme, de excelencia, original, inovador e mais que isso actual, mas
mesmo na potencialização da ideia, o filme raramente cai em
cliches, guarda bons dialogos principalmente para personagens
secundarias, e apenas na conclusao podemos dizer que a mesma poderia
e deveria ser mais intensa.
A realização de Bong
demonstra bem que a qualidade não e exclusivo dos americanos, e que
outros principalmente orientais com bons meios podem fazer filmes
esteticamente fortes mas tambem como os mesmos meios e utilizando-os
bem, estamos perante um filme que podera colocar este realizador nos
folhetins de um cinema cada vez mais mundial.
Estrategia de markting
ou não o filme vai buscar figuras conhecidas do cinema mundial, com
um cast riquissimo que tem em Evans o heroi natural, mas com as
limitações que o mundo e o filme reconhece, pelo que as melhroes
sequencias vai para secundarios com particular destaque para Ed
Harris e Tilda Swinton que levam o filme para nivel de exclencia
quando entram.
O melhor – A
narrativa de ficção
O pior – A conclusão
tinha de ser mais significativa
Avaliação - B
No comments:
Post a Comment