Tuesday, July 29, 2014

Happy Christmas

Joe Swanberg tem nos ultimos anos se tornado um autor com um estilo proprio de filmes pequenos com algumas figuras conhecidas do grande publico, com um estilo hipster de cinema, de historias curtas, comuns pequenas. Depois de algum sucesso com Drinking Buddies lança-se nums surpreendente filme de natal em pleno verao. O resultado critico foi positivo como tem sido quase sempre nos seus filmes contudo comercialmente os registos sao pauperrimos mesmo conseguindo sempre lançar os seus filmes em Wide.
Desde logo sou claro em dizer que este estilo peculiar esta longe de me entusiasmar já que os filmes dependem exclusivamente da força natural de uma personagem central, o que aqui não existe, e apartir dai e de um ritmo lento pouco ligado consegue nos saturar com um filme com quase 75 minutos de duração o que diz muito da qualidade e do ritmo do filme.
Mesmo em termos de moral ou força moratoria o filme não e particularmente denso, quase parece uma tentativa de um filme comum sobre aspectos comuns realizado e criado de uma forma comum, que torna o cinema algo convencional e longe daquilo que poderia e deveria ser em termos de criaçao de objecto artistico.
Ou seja um filme muito limitado em todos os seus principios, que tem como curiosidade a excentricidade de ser um filme de Natal em pleno verao e pouco mais já que todos os restantes objectos pouco mais do que comuns faltando toda a especiaria que um filme deveria sempre ter nem que seja no minimo.
A historia fala de uma jovem que apos a quebra do relacionamento começa a residir com um casal, contudo a sua imaturidade e tentativa de viver a vida vai entrar em choque com a necessidade e estabilidade do casal, ou seja pessoas em fases diferentes da vida.
O argumento não e arrojado cai na naturalidade das questoes, mesmo o centro do conflito nunca e realmente potenciado e isso acaba por diminuir o filme em termos de alcance ainda para mais quando o filme não e recheado em termos de personagens e dialogos.
A realizaçao e um estilo proprio de um realizador que tenta crias mais do que tudo um estilo discutivel, principalmente em termos de realizaçao a forma parece ultrapassada mas nunca ninguem podera por em causa o seu estilo como um cunho pessoal.
O cast apenas tem em Kendrick uma figura conhecida com um papel pouco imponente assim como todos os seus companheiros de cast, e daqueles filmes que não permitem ao actor crescer dentro dele, pena e que o filme cresça com a presença da actriz

O melhor – Apesar de tudo um estilo proprio de realizaçao

O pior – A falta de um argumento minimamente competente


Avaliação - D+

No comments: