Friday, April 04, 2014

McCanick

Existem pequenos filmes que acontecimentos trágicos lhe dão um protagonismo que nunca foi expectavel. Um desses filmes foi este McCanick que foi o ultimo filme de Monteith figura de proa de Glee que faleceu no decurso do ultimo ano. Mas pese embora este simbolismo este pequeno filme não conseguiu sobreviver à sempre forte critica que avaliou esta obra de uma forma bastante negativa e comercialmente os poucos cinemas que compraram o filme não permitiram grande visibilidade.
Sobre o filme penso que se existe genero sobre policias que colocam a sua vida profissional e a ligam a sua vida pessoal é um genero gasto muito em voga nos inicios do anos 2000 e que teve nesta epoca os seus maiores exemplos, dai que entrar neste registo tem que ser uma aposta certa e mais que isso com ingredientes quase infaliveis, o que este filme esta longe de o ser.
Estamos num pequeno filme de gato e rato ligados pelo passado, que apesar de ter uma linha central bem definida perde-se nas personagens secundarias pois da a estar algum valor para posteriormente as abandonar algumas delas que de alguma forma chegam a comandar o filme e aqui denota-se um claro problema de balanço naquilo que o filme nos pode dar.
Ou seja temos um Thriller de baixa qualidade, pouco intenso que nunca consegue agarrar o espectador e aqui a culpa e muito da ambiguidade da personagem central que nunca consegue ser fascinante mesmo com o seu nome a reperesentar o titulo e quando assim acontece é difcil que um filme tao dependente de uma personagem consiga sobreviver.
A historia fala de um policia com um grande problema com o seu passado concretamente com o seu filho, tenta reajustar contas com um homicida que sai da cadeia e que de alguma forma podera restabelecer alguma justiça ao seu passado.
O argumento e basicamente repetitivo num genero muito serie B e a concretização acaba por não ser mais do que isso, temos poucos dialogos, personagens pouco crescidas e mesmo uma linhagem narrativa pobre.
A realização a cargo de um tarefeiro de uma linhagem inferior de Hollywood tem a dimensao pensada para a produçao, sem risco sem ambiçao, sem creatividade silenciosa sem valorizar ou estragar o filme.
Por fim o cast Morse e bom actor e sempre foi um secundario de luxo no cinema actual, mas não tem carisma para protagonista e aqui nota-se isso, não e so a sua personagem que é limitada a sua interpretação tambem o é, quando a Montheit claramente ficaria sempre mais ligado a Glee e no cinema dificilmente ganharia o seu espaço pelo menos com o aqui demonstrado

O melhor – Os primeiros dez minutos

O pior- A ambiguidade da personagem


Avaliação - D+

No comments: