Thursday, April 17, 2014

Joe

Quando determinada figura de proa tem dificuldades no cinema de primeira linha a conseguir encontrar o seu cinema e soma falha perante falha e normal tentar um cinema mais de autor e claramente menos de grande publico. Este e o exemplo tipico que e bem retratado neste filme que nos trás um Nicholas Cage indie longe dos filmes de acçao deste que estavamos habituados. Com isso ganhou o valor critico que há muito se escapava e perdeu bilheteira menos atento a filmes mais pequenos como este.
Sobre o filme desde logo podemos dizer que e um filme emocionalmente rico, pesado nas suas personagens e nos limites das mesmas mas ao mesmo tembo simples e sensato principalmente na forma simples sem exageros emocionais com que cria a relaçao central de primeira linha, e isso é o grande segredo de um filme nem sempre espetacular mas quase sempre eficaz num registo muito proprio que podemos considerar contudo demasiado pausado.
Mais podemos dizer que estamos perante um filme com algumas valiosas forças, as intepretaçoes e dinamicas entre os seus interpretes a crueza de algumas sequencias a boa contextualizaçao das personagens e a força do guiao. E obvio que tambem tem fraquezas principalmente na pouca força ou intensidade do seu final, por pouco dialogos e por alguma introversao propria de um filme com intensidade para mais.
Mesmo assim num ano fraco em termos de bom cinema temos aqui um filme competente umas duas horas de cinema satisfatorio, numa intriga coesa, madura que mesmo não tendo nenhum ingrediente que o torne especialmente espetacular faz dele um ser maior de um ano ate agora limitado.
A historia fala de um ex condenado e da relaçao que cria com um adolescente de um agregado familiar muito complicado que tenta recolher dinheiro para ajudar a familia quando tudo o resto parece estar contra ele.
O cast e simples, vale muito mais pela execuçao do que propriamente pela creatividade da ideia, mas mesmo nas limitaçoes de uma ideia pouco mais que normal, acaba por o filme dar boas personagens bons momentos, intensidade e alguns dialogos bem trabalhados.
Green mudou a sua forma de realizar ultimamente virou-se para o drama e claramente funciona melhor do que na comedia, tem intensidade tem registo tem uma excelente valorizaçao da luz e tem uma realizaçao com poucos meios funcional e competente sem ser contudo excelente.
No cast um bom Cage dentro dos seus melhores parametros intenso, fisico, necessariamente desgastado e com uma optima quimica com todo o seu restante cast, uma das melhores interpretações deste inicio de ano, pensamos nos a prespectivar um regresso do actor ao seu melhor nivel.

O melhor – A ligaçao entre as duas figuras centrais num balanço perfeito

O pior – A conclusao merecia mais força


Avaliação - B-

No comments: