Monday, June 17, 2013

Upside Down

Existe ideias que por si so podem parecer impossivel de resultar num bom filme pese embora a mesma seja uma prespectiva creativa e idologicamente interessante. Uma dessas ideias e este que o argentino Solanas numa produção americana tentou neste novo filme. Os resultados muito aquem das melhores prespectivas do realizador principalmente criticas com avaliações essencialmente negativas para um filme tão ambicioso. Já comercialmente e notorio que o filme nao foi devidamente explorado e distribuido resultando tambem ele num rotundo fracasso comercial com particular destaque nos EUA.
Sobre o filme desde logo acho imponente dizer que a ideia e mesmo a forma como esta é desenvolvida me parece excelente e esteticamente bem elaborada, o que é um pontape de saida do mais interessante que um filme pode ter, contudo o filme perde em dois pontos que não permitem que este filme entre rapidamente num dos melhores e mais creativos filmes do ano, desde logo o seu final, penso que o filme tinha de sem mais ambicioso, longo, condensar mais as personagens e os encontros e desencontros, o filme parece ter ansiedade em acabar rapidamente medo de errar e faz com que o final esteja muito distante do excelente inicio que o filme tem. E depois a baixa produçao querer fazer esta ideia resultar com poucos recursos parece demasiado sonhador, e isso faz com que o filme que esteticamente seja apelativo por diversas vezes seja demasiado computarizado sem os recursos mais fortes que o filme poderia ter, assim parece uma boa ideia argumento e narrativamente que com outra exploração e dimensao de produçao poderia ser um filme sensaçao inovador e alvo de muita aperciação por parte dos adeptos do cinema.
Mesmo assim estamos perante um filme interessante, original que durante doir terços da sua execuçao consegue ter um caracter estetico impressionante, nem sempre bem produzido e narrativamente ser de excelente execução que apenas falha na sua precoce conclusao.
A historia fala de dois planetas em que um e o ceu do outro, com gravidade oposta, e com proibiçao de contacto ate que um amor entre dois seres de cada um deles coloca todas as regras e barreiras fisicas e morais completamente de lado na luta pelo amor.
O argumento e excelente em temros de ideia da criaçao do filme da introdução, mesmo do desenvolvimento narrativo e um filme assumidamente romantico e funciona como tal, mas assim como o filme em si o argumento tem medo de crescer abordar novos pontas ir mais longe na relação o que faz que no fim mesmo a historia saiba a pouco.
A realização tem sentido e caracter estetico tem dimensão, não tem e meios o que torna muitas vezes o filme demasiado exagerado e com pouco contacto com as limitações tornando visivel deficiencias que não deveriam existir, existe coragem e ambiçao de um realizador que com mais meios poderia efectuar um grande trabalho, sabe o que quer e isso e forte, nao teve foi meios para executar.
O cast tem uma boa dupla que funciona bem, embora o filme peça mais a Strugges que funciona muito bem a todos os niveis como heroi romantico, o certo e que este conduz Stewart a uma prestação angelical que esteticamente funciona ja que em termos interpretativos nunca é colocada a prova.

O melhor - A ideia e a contextualização do filme

O pior - A sua conclusão.

Avaliação - B-

No comments: