Saturday, June 01, 2013

Epic

È conhecido que se existe espaço no cinema onde o cinema de animação tem mais dificuldades em resultar e quando os filmes estreiam no meio de outras estreias de maior renome e acima de tudo em sagas de grande sucesso, nem que a produtora seja a responsavel por sagas como Ice Age e Rio. Dai que podemos dizer que este Epic estreou sem grande alarido, com resultados de bilheteira medianos ou mesmo pobres se compararmos com os parceiros de estreia. Em termos criticos nao foi alem da mediania ou seja mais uma produçao que provavelmente nao constara muito tempo do imaginario dos mais pequenos.
SObre o filme podemos dizer que e interessante a tematica abordada a da selva como uma vida recheada de personagens, e aqui reside em grande parte o melhor resultado do filme, ou seja na sua riqueza moral, ja que em termos narrativos o filme nunca tem intensidade e sempre pouco original ou seja apenas cria dois lados, pouco humor, sequencias de acção grande parte delas sem objectivo e muito pouco para um filme assim.
Pese embora a presença de todos os elementos produtivos de grande estudio e daqueles filmes que poucos reconheceram como uma mais valia ja que nao cria nenhum mundo particularmente interessante no mundo da floresta parece sempre ser limitada a capacidade imaginativa do filme, a capacidade de criar um mundo proprio num filme que permitia bem isso, e isso condiciona a empatia criada entre o publico e o filme que se torna sempre algo estranho e essa barreira e a cumplicidade nunca se cria.
E facil perceber as formas em que o filme e competente principalmente na dinamica relacional pai filha, ou mesmo na boa personagem do cao apenas com uma perna mas no centro do filme nunca consegue ultrapassar a competencia com capacidade propria com magia da animaçao dando sempre a sensaçao de um filme que nunca consegue encontrar o seu espirito.
O filme fala-nos de um guerra pelo poder da folha num reino diferente e que se encontra inserido na flora, sem que os humanos tenham percepçao com exclusao de um cientista que deixou de lado toda a vida e concretamente a relaçao com a filha para procurar e estudar a existencia destes seres.
O argumento e limitado, as personagens sao demasiado obvias, a diferenciaçao de contextos nem sempre e unida, ou seja existe diferenças claras entre ambas e a riqueza contextual e muito pobre para um filme que exigia mais, sendo que o guiao nunca consegue ultrapassar estas dificuldades.
A realizaçao e produçao de um bom nivel sem grandes potencialidades mas competente nao fosse a aposta de um dos grandes estudios.
O cast de vozes eficaz onde mesmo os nomes nao funcionam mais do que a sua presença mas da algum peso comercial ao filme.

O melhor - A relaçao pai- filha.

O pior - A falta de imaginaçao de o mundo criado.

Avaliação - C

No comments: