Sunday, June 02, 2013

Star Trek: Into Darkness

Quando em 2009 JJ Abrams pegou nesta saga todos pensaram que a sua formula estava gasta quer pela serie quer pela evolução sempre negativa dos filmes, o unic ponto positivo era o realizador ser um creativo puro em plena formula da sua carreira. O resultado foi a todos os niveis brilhantes apimentando o que poderia ser a sua sequela. Pois bem quatro anos depois e com a mesma equipa a bordo o segundo filme foi lançado com o mesmo sucesso ou seja reconhecimento critico o que nem sempre e facil para um segundo filme, e acima de tudo novo sucesso comercial o grande paradigma do filme, graças a isso nao sera dificil esperar brevemente um terceiro filme deste novo Star trek
Sobre este filme podemos dizer duas coisas, desde logo que perde a parte introdutoria do primeiro filme, o que o torna mais um filme do espaço e menos um filme de personagens o que acaba por ser mais serio e menos comico o que de si nem sempre e uma mais valia. Contudo no lado serio penso que o filme cresce, é mais adulto mais intenso, mas na relação primordial entre menos personagens mais mais densas, e aqui temos uma boa continuação de um bom primeiro filme, não o ultrapassa mas segue um caminho positivo dentro das linhas bem construidas e cimentadas.
A mais valia do filme prende-se com a escolha do vilão, a personagem a força e acima de tudo Kahn é o ingrediente novo que o filme utiliza e faz-lo muito bem, nao tem problemas em deixar a personagem crescer ate tirar algum protagonismo aos herois mas ai o filme ganha a sua intensidade final, que acaba por ser duas horas de acção pura sempre ao limite o que para um blockbuster e o melhor que se pode pedir, e penso que com simplicidade JJ acabou por dar uma vertente sua, actual de uma boa saga.
Como ponto negativo do filme claramente a falta de humor que se traduz numa menor quimica entre as personagens principalmente na generalidade aqui pensamos que o filme é demasiado intenso nao dando tempo a descontraçao que no primeiro filme existe e funciona bem, aqui temos saudades de um lado menos formal das personagens mas como o conflito e emergente ao longo de todo o filme percebe-se a opçao diferenciada.
A historia segue o primeiro filme, numa nova aventura que leva toda a equipa a perder os titulos ganhos contudo o aparecimento de um novo perigo sob a forma de um individuo que tem tanto de perigoso como de peculiar faz com que a equipa se reuna de novo numa missao de extrema importancia, onde o perigo pode vir de onde menos pensam.
O argumento e mais elaborado narrativamente do que o primeiro filme, com twists convições personagens que entram e saem da linha, maior riqueza moral, maior crescimento de algumas personagens como Scotty, mas perde na descontração e um filme claramente mais pesado e menos balançado narrativamente, contudo o nivel e bom e mantem-se elevado.
JJ Abrams tem a sua visão propria de uma saga que estava afundada e com ela levantou completamente com uma boa gestão de espaço, creatividade e bom design, num dos melhores realizadores e creativos de hollywood actual, com este estagio certamente estara pronto para fazer resultar o seu star wars.
O cast é conseguido talvez o unico ponto discutivel e a falta de quimica no duo amoroso, mas individulamente as escolhas foram extremamente funcionais, Pine Quinito, Saldana, Pegg, Urban, Yanchin e Cho funcionam bem em simbiose em papeis que iram marcar as suas carreiras, mas as atençoes do filme, vao para o excelente vilao construido por Chumberbatch, um actor da moda que demonstra todo o seu talento.

O melhor - A força do funcionamento do cast e da historia

O pior - Menos graça e descontração

Avaliação - B

No comments: