Friday, June 14, 2013

Phantom

A tradição de filmes sobre submarinos foi muito comum entre o final da decada de 80 e inicio da epoca de 90, mas nos ultimos anos quase foi abandonada apenas com alguns registos de filmes directamente lançados para DVD. Contudo este ano surge um filme sobre um dos casos mais misteriores da armada mundial, um submarino russo que ficou conhecido como Phantom. O filme que acabou surpreendentemente por se tornar uma estreia wide em Hollywood, podemos dizer de forma arriscada, tornou-se um floop comercial obvio e previsivel, tendo em conta a pouca actualidade do tema, e por sua vez criticamente as coisas também nao correram bem.
SObre o filme podemos dizer que quando um filme se centra num espaço fisico tão curto tem que ser objectivo e intenso, com poucas personagens, pois bem este filme falha por não ser nada disso, indo de uma simplicidade exagerada inicial onde apenas interessa o sublinhar da disciplina militar para um filme confuso politico com personagens ambiguas que nunca chegamos a perceber muito bem quer as suas motivações razões mas que conduzem ao conflito. por isso o filme facilmente em vez de se tornar num intenso thriller de acção se torna numa trapalhada politica que nem a emoçao central do final consegue resolver.
O grande problema do filme na minha opinião e que ja entre derrotado todo o filme é efectuado em semblante carregado o unico aspecto do filme bem trabalhado e bem explicado ou seja o facto da maior parte estarem ali contrariados mas o filme nunca consegue de toda a forma ultrapassar este espirito para o espectador que acaba por ficar facilmente aborrecido com um filme tao pequeno-
A intensidade do filme por sua vez chega tarde ja perto do filme ja que a primeira metade do filme e um total aborrecimento nos conflitos internos e paranoias de uma personagem nunca perfeitamente perceptivel ou justificavel.
A historia fala de uma missão de um submarino que todos pensam ser algo completamente diferente daquilo que e e podera por em causa não so a guerra fria mas acima de tudo a sobrevivencia de todos os tripulantes, numa luta entre fações.
O argumento e pobre principalmente na contextualizaçao das personagens e mesmo da historia quer fazer aquecer o misterio mas o filme nunca aquire essa intensidade e por sua vez quando desvenda ja vai tarde, num argumento pouco interessante e ao mesmo tempo pouco creativo para um marco historico que merecia algum maior realismo.
A realizaçao de filmes de submarinos e facil recriar um e movimentar personagens no mesmo, nao tem risco nao tem objectivos esteticos tenta cumprir e nisso pensamos que consegue sem distinçao.
O cast tras-nos actores cansados e claramente fora de forma Harris, ja se encontra numa fase claramente descendente da carreira para ser protagonista e isso e visivel neste filme, Dunchovny pouco mais vale do Hank Moody e mais uma vez denota isso numa prestação pobre e Flitchner que ganhou novo animo em Prison Break tem aqui uma personagem simples mas acaba por ser o mais convincente dos tres.

O melhor - O detalhe historico inicial.

O pior - O filme nunca ser credivel

Avaliação - C-

No comments: