Tuesday, June 11, 2013

42

Existe inumeras historias de desportistas afro americanos que graças ao seu talento ultrapassaram barreiras policias, algumas delas ja tinham sido adaptadas com maior ou menor sucesso ao cinema, mas ate a data ninguem tinha adaptado a mais historica de todas, a de Jackie Robinson talvez a maior lenda do baseball norte americano e mais que isso um marco historico na alteraçao politica do desporto. Este ano sobre as mãos de um tarefeiro da realizaçao e excelente argumentista Brian Helgeland. os resultados foram muito positivos o filme acabou por conseguir o sucesso em todas as vertentes desde logo em termos comerciais onde se tornou no inicio do ano um dos filmes mais rentaveis do ano, sem grandes estrelas e tambem criticamente com valorizações positivas.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme natural, ou seja daqueles filmes que conta uma historia de uma forma simples como se de uma fabula se tratasse, o que normalmente resulta num filme emotivo proximo do publico mas normalmente faz com que o espectador suspeite do realismo de alguns promenores. O outro problema centra-se com o facto do basebal ser cada vez mais um desporto americano o que faz com que os filmes sobre este desporto nao consiga um caracter universal e os seus filmes acabam por perder dimensao internacional, o que nos parece que sera o caso deste filme. Ou seja e um desporto longinquo e como europeu que sou o filme nao consegue essa aproximação.
Mas e de valorizar a riqueza contextual do filme pese embora nao nos pareça uma produçao de primeiro nivel, ou seja nao e um filme que se preocupe muito com  produção propria, mas o certo e que resulta com simplicidade, ou seja, e daqueles filmes que com simplicidade e objectividade consegue o seu objectivo facilmente não e um filme deslumbrante, ou mesmo rico em orignalidade sendo um simples processo de filmar simples.
Ou seja um filme marcante sobre uma historia que merecia este ponto, esta memorial, que acaba por tornar vincada ao mundo inteiro uma historia interessante que é embelezada para funcionar ainda melhor em termos de filme.
A historia fala na conquista efectuada por um jogador negro, numa equipa de brancos numa epoca politica marcada pela diferenciaçao com a ajuda de um dono de um clube em luta por suprimir a divisão.
O argumento e daquelas narrativas extremamente competentes sem deslumbrar nao e um filme rico em aspectos como dialogos, criaçao de personagens ou mesmo uma preocupaçao excelente em realismo, e sim um argumento apostado em se aproximar dos adeptos e capaz de fazer vincar ainda mais uma hitoria que merece o seu lugar no olimpo.
Sobre a realizaçao podemos dizer o mesmo que o argumento, mesmo não sendo algo capaz de por si so chamar a atençao novamente estamos perante um filme bem realizado fiel temporalmente, nao e um filme arriscado mas competente.
Sobre o cast fazer um filme deste genero sem grandes figuras e sempre um risco mas acaba por sair vitorioso, ja que Boseman faz uma excelente recriação do famos atleta sem medo do peso, numa interpretação complicada mas que acima de tudo em termos de criaçao expressiva fica na retina de um actor que provavelmente neste filme ganhara protagonismo para mais assiduidade pelo menos merecia este ponto. De referir que Ford traz-nos um papel mais relacionado com a sua idade onde tambem e competente e dá-nos carisma.

O melhor - A boa gestão de um filme eficaz.

O pior - Não ser um filme extremamente original e realista

Avaliação - C+

No comments: