Sunday, June 09, 2013

The Hangover III

Quando em 2009 o primeiro filme da saga se tornou um fenomeno de bilheteiras apanhou muitos completamente de surpresa pelo humor de Todd Phillips finalmente ser reconhecido em todas as vertentes comerciais e mesmo criticas. Quando o sucesso e elevado e normal as sequelas virem a ritmo elevado e bastou quatro anos para mais dois filmes serem lançados aparentemente como uma triologia que tem neste filme o seu ultimo capitulo. Mas ao contrário do comum foi este terceiro e supostamente o ultimo que piores resultados acabou por reunir, desde logo comercialmente onde ficou longe dos seus antecessores mas acima de tudo criticamente com avaliaçoes muito negativas para um filme que previamente ja conhecera sucesso,
Sobre este terceiro filme podemos dizer que o filme muda radicalmente da formula, aqui não ha espaços em branco mas sim um filme de linha narrativa directa, as ligaçoes aos primeiros filmes existem mas acaba por ter a preocupaçao de as recordar ja que elas apesar de serem reaias são pequenos pormenores cuja concretizaçao era totalmente desnecessaria. Mas com isto o filme perde grande parte do seu interesse da loucura do exagero do limite da loucura, aqui temos um filme muito mais comedido em todas as personagens e por isso muito menos engraçado com pouco daquilo que tornou esta saga um sucesso, e ai talves esteja a explicaçao da desilusão.
O grande problema e que quando se apresente este filme como uma trilogia e facil perceber que não o é, ou seja que cada filme lançada foi sempre a tentativa de fazer rentabilizar uma mesma ideia e que nunca esteve na mente do criador que assim fosse e isso faz com que as ideias ou fossem repetidas ou por sua vez o humor fosse ganhado menos intensidade ate um filme plenamente vulgar, com intensidade mas pouco mais como este terceiro capitulo.
Depois a repetiçao ao terceiro filme a ideia repetida perde originalidade e pior que isso nao consegue apanhar de surpresa o espectador por isso e mais facil desiludir e neste caso penso que e claramente o pior problema do filme e que o nivel de força os anteriores acabaram por tornar um filme com um criterio muito proprio e facil de perder.
A historia segue a ligação entre Allan, Phill e Stu, apos o primeiro perder o seu pai e necessitar de ajuda, ai são obrigador por um barão da droga encontrar o ja mais que conhecido Chow, uma vez que este deve alguma coisa ao vilao, e ai surge mais um road trip com uma panoplia de sequencias perfeitamente incriveis.
O argumento perde principalmente intensidade relativamente aos anteriores em termos de comedia e nisso o filme ressente-se ja que as personagens apenas se limitam a repetir o que efectuaram nos primeiros filmes, e pouco mais, nao ha espaço para muito mais.
A realizaçao e a normal, em diferentes espaços capaz de dar as personagens os contextos excelentes para o humor Phillips e um expert neste registo e nvoamente faz um filme simples num boa produçao onde apenas a sequencia da Girafa e particularmente mal feita e nao condizente com um realizador com esta experiencia.
O cast nao traz nada de novo as personagens foram criadas e treinadas pelos seus intepretes claramente pensadas nestes ai nada pode falhar num filme que nunca é nem foi exigente a cada um dos seus intepretes.

O melhor - Conseguir ultrapassar alguns limites.

O pior - Claramente desacelerado

Avaliação - C

No comments: