Friday, April 23, 2010

Green Zone


Starring: Matt Damon, Amy Ryan, Greg Kinnear, Antoni Corone, Nicoye Banks
Directed by: Paul Greengrass

Naturalmente a reuniao entre Greengrass e Damon era uma das mais aguardadas para este inicio de ano principalmente depois do sucesso da saga de jason Bourne. Contudo logo foi estranho o timing para a estreia do filme. Depois as primeiras criticas começaram a valorizar o filme contudo distanciando-o de um padrao comercial que o filme poderia ter. E acabou por se reflectir um pouco na carreira comercial de um filme algo frustrante em termos de dimensao e espetacularidade pese embora o que podia ter traduzido.
Green Zone e de um ponto de vista politico um filme que toca na frida, e logo no lado mais vulneravel dos EUA, e um filme corajoso, pese embora seja obvio e nao artilhe em larga medida o conceito que quer ter. Nao e um filme que va muito para alem da mensagem obvia e forte que quer desde logo transmitir, vai directo ao ponto.
Para contextualizar este filme temos uma especie de filme de guerra com boas sequencias inicias de guerra que acaba por preparar o espectador para um filme num registo completamente diferente da direcçao que o filme acaba por tomar, e acima de tudo pelo proprio objectivo do mesmo que tenta sempre ser um filme mais racional do que fisico.
Nao e um filme surpreendente, ou seja rapidamente chegamos a toda a essencia do filme, do ponto de vista narrativo nao e um fora de serie, mas nao deixa de ser um filme maduro e coeso naquilo que realmente quer ser.
O filme fala de uma equipa das tropas especiais norte americanas cuja missao e descobrir bombas de destruiçao massissa no Iraque, ate que descobrem que tudo nao passa de manobras politicas, levando o chefe da mesma a revoltar-se e ir em busca da verdadeira verdade.
O argumento e forte, e acima de tudo toca num tema importante e bastante actual, e factualmente interessante, nao e um filme de historia nem tao pouco de grandes personagens mesmo em nivel de dialogos ja vimos coisas mais trabalhadas.
A nivel de realizaçao tb existem bons momentos, mesmo longe do que de melhor greengrass ja nos trouxe, e mais sobrio e menos espectacular, contudo e na diferença que se notam os grandes realizadores e aqui ele nao traz quase nada de novo.
O cast liderado por um Damon mais fisico e logo menos absorvente, mais no registo que o realizador mais gosta do actor, tem carisma num papel pouco dificil, os secundarios sao pouco postos a prova, principalmente Kennear que poderia dar mais nas vistas num registo menos usual como o de vilao

O melhor - O valor politico e a coragem

O pior - Nao ser um filme com caracter surpreendente

Avaliação - B-

No comments: