Monday, April 19, 2010

Alice in Wondeland


Starring: Johnny Depp, Mia Wasikowska, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Crispin Glover
Directed by: Tim Burton

Alice in WOnderland é ttalvez o fimes com maior sucesso a estrear nos primeiros meses do ano, e para isso existiu uma conjugaçao de factrores que jogaram em favor do filme, desde logo ser filmado em 3d, formato em plena moda, por outro lado Tim Burton um realizador cada vez mais proximo do publico geral, a historia conhecida adaptada pela primeira vez pela dysney, e a figura sempre carismatica e proxima do publico de um louco Johnny Depp. Dai que nao surpreenda os brilhantes resultados que o filme efectuou pelo mundo fora. Ja em termos criticos as coisas nao correram tao bem a Burton com criticas demasiado medianas a um filme que deveria ser consensual.
Alice in Wonderland e um bom filme de animaçao da Dysney e e um bom filme de burton, sendo a junçao de dois estilos que poucos algumas vez pensaram ser possivel juntar. Na maior parte do tempo o filme e mais Dysney do que burton, que apenas consegue chegar ao filme na criaçao do contexto e em alguma vertente mais negra de alguns personagens. Mesmo assim estamos perante uma adaptaçao com todo o valor caracteristico de um realizador unico com um imaginario sem precedente, que conjuga o seu filme com um valor metaforico sem precedente e incomparavel.
A determinada altura parece-nos o Hook da Alice na forma como nos fala de um regresso da forma como tras o passado das personagens a historia fazendo com que fosse muito mais do que um filme de animaçao linear. Talvez perde os seus pontos num final demasiado sem sabor ou no nao aproveitamento total dos personagens diposniveis na enigmatica historia de Caroll.
O filme trata-nos de Alice de regresso ao pais das maravilhas onde tem que salvas aquele local das garras da rainha vermelha e dos seus aliados com a ajuda de uma serie de personagens tambem ela demasiado estranhas e peculiares.
O argumento nao e o ponto mais forte do filme, nem anda la perto, tipicamente dysney, tem bons momentos de dialogo, mas nao e algo que fascine pese embora seje razoavel, mas fica claramente a perder com todos os outros pontos do filme.
A realizaçao e unica quer para o formato 3d quer para o normal, a conjugaçao de cores, o colorido e o negro, as miticas sinapses e mesmo a iluminaçao de personagens permite que seja mais um produto unico e artistico do melhor cineasta da actualidade.
O cast recheado de estrelas tem em Depp as maiores atençoes com um papel so ao seu alcance por toda a sua singularidade a força das expressoes faciais do actor sao unicas a todos os niveis. Tambem as escolhas de Mia e Helena para os papeis de maior relevo mostram-se muito positivos com carisma, força e qualidade interpretativa. ja Hatwhay sofre principalmente por mas escolhas de caracterização-

O melhor - O ambiente magico de Burton

O pior - A caracterizaçao da rainha branca

Avaliação - B+

No comments: