Wednesday, April 30, 2008

Run FatBoy Run


Starring: Simon Pegg, Hank Azaria, Thandie Newton, Ameet Chana, Dylan Moran


Directed by: David Schwimmer



As comedias inglesas continuam por natureza, para alem de conter uma termenda originalidade, serem extremamente actuais e engraçadas. Este facto faz por um lado que se tornem independentes de grandes estudios com sucesso, e perto de uma critica com gostos refinados. Contudo não há regra sem excepção, e este filme é o oposto, primeiro porque toda a originalidade termina na ideia de base, depois porque a articulação narrativa cola-se aos produtos mais consumiveis dos USA. Que reultou num filme indiferente para a maioria da critica internacional, e que a visibilidade comercial alem fronteiras fosse reduzida.


mesmo num estilo puramente americano esta comedia britanica consegue ter mais piada do que o camiao de comedias romanticas que recebemos todos os anos. Contudo grande parte das vezes para alem do ridiculo das situaçoes, o filme e repetitivo quase sempre nas linhas gerais que assume. Mesmo com graça o filme perde por vezes o sentido cultural e social em voga nas comedias britanicas, caindo por diversas vezes no estilo conto de fadas.


A historia fala sobre um policia frouxo que apos abandonar a sua noiva gravida no altar, tenta reconquistá.la anos depois, mesmo depois desta ter encontrado um relacionamento estavel, tudo isto num paralelo metaforico que engloba a participação do protagonista na mitica maratona de londres.


O argumento parte de um principio arrojado mas vai perdendo toda a coragem e creatividade na sua exploraçao, as sequencias sao quase sempre previsiveis, bem como o desenvolvimento narrativo da propria historia. A propria criaçao das personagens limita-se ao mais basico na diferenciação entre bons e maus.


A realização adopta o mais puro estilo british, centrado nas faces das personagens, com bastante ritmo e movimento, auxiliado por uma boa escolha de banda sonora agressiva, tem aqui a sua maior ligação à origem cinematografica do filme.


O cast e liderado por um dos maiores icons da comedia britanica actual, Pegg é perfeito no registo de frouxo, o que encaixa prefeitamente na personagem central do filme, Newton da a suavidade necessaria a uma personagem simples. Azaria esta longe de ser um grande actor e isso demosntra na fragilidade com que dá vida a sua peronagem



O melhor - A conjugação da realizaçãobanda sonora


O pior - O caracter estrutural demasiado hollywoodesco.


Avaliação - c+


No comments: