Sunday, April 27, 2008

The Forbidden Kingdom


STARRING

Jackie Chan, Jet Li, Michael Angarano, Liu Yifei, Li Bingbing, Collin Chou

Reunir num filme dois dos actores mais amados do cinema de artes marciais e normalmente tarefa dificil por alguma das rivalidades que se cria entre estes contudo este aspecto torna-se especialmente expectante para os espectadores quando conseguido. Para alem de actualmente serem os melhores estes dois acabam especialmente por ser os unicos com legioes de fãs com um estilo cinematografico diferente entre si. Forbidden Kingdom marca esta uniao num terreno mais proximo da comedia de chan do que a acçao pura de Li. A critica aceitou sem grande aparato o filme, a nivel de expectadores os resultados sao ligeriamente superiores ao valor dos dois individualmente embora longe da soma
O filme assume-se desde logo como um filme americano sobre artes marciais mesmo que todo o cast seja asiatico de natureza, e muito mais criado como comedia de estudio de Hollywood, quer na introduçao quer na componente juvenil do filme. Nem sempre consegue os seus intentos de grandiosidade, as imagens de luta e sequencias são suficientemente intensas nem as piadas bem conseguidas, contudo a facilidade da narrativa sobre honra acaba por entrar numa simplicidade de processos que acaba por se tornar eficaz em termos do entretenimento criados.
A historia aborda um jovem fanatico como kong fu que de repende acaba por entrar numa realidade paralela num reino distante na posse de um pau magico, com a ajuda e ensino de dois verdadeiros professores o jovem começa a desenvolver as suas competencias de batalha.
O argumento e pouco elaborado e pouco complexo, mesmo assim e bastante melhor na sua dinamica e introduçao de ritmo do que pela envolvencia da historia e acima de tudo das personagens, parece a espaços demasiado infantil.
A realizaçao parece tambem nao retirar todos os proveitos dos dois actores que tem, a nivel das componentes e da beleza coreogrofa o filme parece sempre optar por facilitismos sem grande envolvencia e creatividade, mesmo que bem melhor que a maioria das comedias e filmes de acçao que vimos.
O cast e obvio que nem Chan nem Li sao conhecidos pelos seus dotes interpretativos mas mais pelas suas faculdades como lutadores e acima de tudo com o carisma que incutem no seu filme com o genero habitual, aqui nenhum deles encontra a sua maior luz no filme ajudando sim a promover um filme que nao faz neste aspecto uso das suas maiores armas.

O melhor - A facilidade de ver o filme.

O pior - esperava mais do duelo

Avaliação - C

No comments: