Sunday, April 13, 2008

Stop Loss



Starring:
Ryan Phillippe, Abbie Cornish, Channing Tatum, Timothy Olyphant, Ciaran Hinds
Directed by:
Kimberly Peirce


Depois do sucesso critico de Boys Dont Cry muitos esperavam a nova obra daquela que foi assinalada como a nova autora indie do cinema norte americano, as expectativas eram elevadas, principalmente quado se pos a cobro o facto de que se trataria de um drama pos guerra incidindo sobre a tematica do deslocamento sucessivo contra vontade de soldados. Contudo o adiar para o inicio do ano seria um prenuncio algo negativo de que o filme nao teria força para lutar pelos premios, e eis que sem grande chama o filme estreou com resultados mediocres de bilheteira, apesar da boa recepçao critica que foi alvo, talvez das melhores ate ao momento no ano, mas longe do cunho do filme anterior.


Stop Loss e acima de tudo um filme corajoso, centrado na america profunda e incidindo acima de tudo na diferença e no conflito entre a sensaçao de patriotismo e de dever, com as proprias sequelas da guerra, insto incidindo num grupo de jovens de uma pequena localidade no meio do texas, o filme e corajoso porque consegue ser politicamente forte, apresentando os dois lados, nunca querendo ser folhetim politco nem qualquer tipo de campanha, incidindo sobre os lados e a força da questão.


Contudo o filme é quase sempre desligado, nunca forte do ponto de vista sentimental,e quase sempre longe do espectador, que nunca parece estar na quimica e na confiança das personagens,. Nem sempre as linhas narrativas e os acontecimentos mais fortes são bem ligados, e conjugados com aquilo que ja conhecemos das personages sendo muito mais rico no seu proprio conceito moral e politco do que pela historia que apresenta.


Neste singular o filme tem sempre um buraco negro que e a indefiniçao da relaçao central entre a personagem principal e a namorada do seu melhor amigo que o acompanha no processo de decisao on road, contudo o enigma ate pode ser a tentativa do espectador nao entrar na sintonia das personagens mas e um buraco negro no desenvolvimento narrativo.


Assim e num ponto de vista geral o filme ´parece-nos pouco coeso demasiado centrado na eloquencia e conflitos internos dos personagens do que no desenvolvimento de uma trama interessante aproveitando toda a riqueza politica do filme.


O argumento parece-nos muito forte do ponto de vista conceptual e de ideologia mas perde na corporização do mesmo numa historia de personagens, que nunca consegue absorver o espectador, tudo algo distante e frio, mesmo nos momentos em que as personagens tem os seus climax emocionais. pouco coeso e com muitas arestas por limar, esta longe de ser um grande argumento do ponto de vista de construção da historia.


Pierce surpreendeu meio mundo no seu jeito indie na sua obra de referencia, aqui volta a ter uma realização forte, fisica e extremamente intensa, o que nem sempre e comum em realizadora s mulheres, demonstrou riqueza fisica e conceptual que a afirma como uma das novas promessas de uma nova vaga de realizadores mais de conceito e autoria, mas com capacidade de se aventurar em filmes mais exigentes do ponto de vista de captaçao de imagens.


Quanto ao cast apostou em actores mais jovens e sem ser grandes trunfos de Hollywood, para comandar a parada o ultimamente extremamente eficaz Phillippe cada vez mais envolvido em titulos de autor e criticamente fortes, mesmo que as suas interpretaçoes sem sempre sejam muito valorizadas, contudo tem construido uma carreira intressantissima do ponto de vista de trabalhos com realizadores de primeira linha mesmo que tenha dificuldade em fugir ao esteriotipo actor juvenil, mesmo que ja nao integre este papel a muito tempo. neste filme encontra-se a um nivel mediano, mas convincente, um actor a estar atento futuramente. Cornish, esta cada vez mais a conquistar o espaço que merece em Hollywood sendo a representação da nova vaga vinda da Australia, a conjugação beleza talento esta la e tem tudo para triunfar.


A finalizar o trio de protagonista a sensaçao do ultimo ano, Tatum num estilo mais guerreiro e forte que pode ser um espaço a conquistar por um actor algo limitado mas que parece conquistar o carisma necessario junto do publico.


O melhor - A coragem e isenção politica do filme.


O pior - ALguma fraca ligaçao do conceito com a narrativa


Avaliação - C+


No comments: