Friday, April 18, 2008

Son of Ranbow



Starring:
Neil Dudgeon, Bill Milner, Will Poulter, Jessica Stevenson, Jules Sitruk
Directed by:
Garth Jennings



è o filme ingles do momento que está a conquistar as bilheteiras das terras de sua majestade, um pequeno filme, nos terrenos da comedia, surpreendente com a satira social tipicos dos filmes mais tipicos do reino unido independente, num misto de comedia com uma profunda trama dramatica, Son Of The Ranbow torna-se um dos acontecimentos cinematograficos europeus do ano, criticamente no Reino Unido o filme tem sido recebido de uma forma bastante positiva, esperando-se para perceber qual sera a verdadeira dimensao do filme noutros circuitos, embora nos pareça dificil trantando-se de um filme independente.


A criatividade de alguns autores, podem fazer como que uma ideia inicialmente disparatada se torne numa obra de autor interessantissima, sem grandes articulaçoes narrativas nem tão pouco com a junçao de aspectos demasiado elaborados. Son of the Ranbow e a prova que o cinema simples pode ter boas ideias e ser montado numa boa conjugaçao do humor e do drama, num filme profundamente sentimentalista englobado num bom registo familiar.


Alias o filme parece na sua ideologia muito proximo quer de Millions e principalmente de Billy Elliot, centrado em menores, e acima de tudo em menores que tentam na sua imaginaçao fugir as situaçoes problematicas do dia a dia, e parece que os ingleses como ninguem conseguem importar a fantasia e a magia nestas historias para tornar os filmes ternos e acima de tudo maduros do ponto de vista narrativo.


O filme pode ser um pouco mais infantil do que os outros referidos,mas isso torna ainda a sua moral e o seu alvo mais abrangente porque mascara numa historia ritmada todos os valores que quer transmitir. Nao consegue fugir e certo a algumas limitaçoes produtivas tipicas de um filme de baixissimo orçamento, nao consegue fugir aos disparates de determinados pontos narrativos, mas e na generalidade um obra muito completa e forte.


A historia parece extremamente ridicula um jovem orfao de pai, apos um contacto estranho com um rebelde colega de turma e de ter assistido a um dos filmes do rambo, recomeça a criar na sua imaginaçao uma historia ficticia em que se torna filho desta tao conhecida personagem, e em conjunto com o seu rebelde amigo começa a tentar efectuar um filme destas ideias, que vai começando a ganhar notoriedade na escola. O filme e sobre amizade e familiar, por vezes tenta ser engraçado, e bem disposto mas a toada sentimentalista e aquela que esta sempre presente.


O argumento parte de uma linha de base que a primeira consideraçao pode parecer algo patetico, e o filme aproveita isso para fazer uma dictomia no seu argumento por um lado o ridiculo de diversas situaçoes que apresenta e por outro lado a pureza e intensidade das verdadeiras relaçoes entre as personagens e o valor moral de toda a narrativa, num argumento extremamente coeso e bem organizado.


A realizaçao tem em si as limitaçoes de um filme independente europeu poucos meios faz com que os realizadores nestas ocasioes sejam mais um sobreviventes do que artistas, nem sempre o filme e bem realizado, mas acima de tudo numa entrega total neste capitulo.


Nestes filmes ingleses com actores pequenos surgem normalmente revelações interessantes e neste particular temos uma das prestaçoes mais interessantes juvenis dos ultimos tempos,nao para o protagonismo que demonstra alguma falta de carisma mas para o seu companheiro de guiao o pequeno Tallulah Eavans com uma prestaçao de encher o ecra e brilhar por todo o restante cast.


O melhor- Os bons filmes que este segmento britanico tem trazido com um caracter imaginario forte.


O pior -Pode existir quem fique pelo cartaz.



Avaliação - B+


1 comment:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.