Wednesday, April 02, 2008

Superhero Movie


Starring: Drake Bell, Sara Paxton, Christopher McDonald, Pamela Anderson, Tracy Morgan
Directed by:
Craig Mazin

Superhero Movie, insere-se dentro do genero de filmes efectuados com o pressuposto de gozar com as premissas basicas dos filmes mais mediaticos, tudo começou com scary Movie e na sua parodia aos filmes de terror, seguidamente foram efectuados uma parodia para todos os generos. Contudo normalmente este tipo de cinema pouco aperciado pelos amantes da 7ªa arte, pouco mais que um titulo lança por ano, dai que depois de Meet the Spartans pensasse-mos que nos tinhamos safo do genero eis que poucas semanas depois surge este Superhero Movie, mais dentro da tipologia de Scary Movie, mesmo na imagem utilizada. Contudo os resultados sao do mais deprimentes comercialmente falando do genero, muito aquem do conseguido por outros filmes. E criticamente o de sempre, ou seja um desastre completo.
Confesso que gostei da origem deste tipo de cinema, quer nos antiguinhos e miticos Ases pelos Ares, mas mesmo do primeiro Scary Movie, eram intensos, inovadores com humor por vezes inteligente, contudo, com o passar do tempo e vulgarização do genero eis que surgiu filmes autenticamente atentados a boa saude do cinema, quer nos seguimentos de scary movie quer nos seus familiares proximos. de todos este é talvez aquele que tente efectuar uma linhagem narrativa propria mais coesa, embora muito longe da coesao de um filme tradicional, mas e aquela que mais falha no capitulo humoristico e principal objectivo deste tipo de filmes, as sequencias para alem de aborrecidas sao demasiado premeditadas e obvias pouco engraçadas, e nunca capaz de levar o espectador a gargalhada, sendo na sua maior parte do tempo um exercicio cinematografico repleto de situaçoes ridiculas.
A base da parodia e o filme Spider Man cujo o filme segue a linhagem narrativa com as limitaçoes tipicas, sendo quase totalidade das parodias relacionadas com este filme, sendo o apenas situaçoes esporadicas os toques a Fantastic 4, X-man e Batman.
A realização e argumento estão a cabo de um principiante no genero, que encontra muitas dificuldades em fazer surtit o efeito desejado num genero extremamente complexo, não conseguindo fazer convencer o filme, que se torna um objecto por si só de parodia pela tamanha falta de qualidade e mais preocupanete ainda de humor. Apenar de uma linhagem narrativa mais logica de que outros filmes deste tipo ela e na maior parte do tempo inexistente, sem personagens conteudo, e ainda sem graça.
A realização também sofre da inocencia de principiante, quase nunca convence nunca dá noção da grandiosidade que por vezes estes filmes adquirem em determinadas sequencias, ou seja tudo muito limitado.
O cast e sempre recheado ou por jovens em tentativa de rentabilizar a imagem, ou entao de pseudo actores e actrizes mais reconhecidos pelas actuaçoes fora de trabalho do que propriamente pelo primor profissional. Em fillmes que nada pedem aos seus actores que demonstram a fragilidade tipica dos filmes. Nem que seja porque poucos conseguem ser eficazmente imbecis como Charlie Sheen

O melhor - A curta duraçao do filme.

O Pior - Nao conseguir fazer resultar uma unica sequencia humoristica

Avaliação - D




No comments: