Sunday, April 20, 2008

Street Kings



Starring:
Keanu Reeves, Forest Whitaker, Hugh Laurie, Chris Evans, Jay Mohr
Directed by:
David Ayer



David Ayer tornou-se nos ultimos tempos em Hollywood como uma das maiores fontes de filmes sobre a tematica das ligações misteriosas entre a policia e o mundo do crime ligações essas que fazem um emaranhado de interesse e poder que Ayer gosta de denunciar nos seus filmes, inicialmente atraves de argumentos em Dia de Treino e mais recentemente conjugando argumento e realização com Harsh Times e este Street Kings. Com claramente mais mediatismo de que com o seu primeiro filme e acima de tudo com ambiçoes redobradas o filme conseguiu resultados medianos de bilheteira mas condizentes com o genero de filme em questão, sendo que criticamente apesar de pouco valorizado passou incolme as criticas mais fortes.


Este Street Kings e de todos o mais comercial e acima de tudo o mais suave de todos, as ligações sao mais encobertas e a dualidade das personagens menos evidente, existe uma maior dualidade do bem e do mal das personagens, tudo num filme menos maduro, e acima de tudo mais superficial que os anteriores. Apesar de moralmente e de conteudo ser menos denso o filme acaba por se tornar mais forte no planto de entertenimento principalmente no emaranhado de personagens e ligações, mesmo que na parte final quando o argumento exige mais usa uma formula simples numa divisao quase matematica entre os diferentes lados da parada.


O filme e rico e dinamico nas sequencias de acçao, consegue ter movimento na maior parte das vezes consegue prender o espectador ao ecra, mesmo que o filme nao seja uma perfeiçao em coesao e coerencia, o certo e que o ritmo impulsionado acaba por ajudar um filme nem sempre muito bem escrito.


A historia trata sobre um policia no limiar da corrupçao que vê o seu ex companheiro e actual rival ser assassinado, depois de ser um dos principais suspeitos desta morte, e depois de ter a ajuda de toda a sua delegaçao de forma a impedir que o caso se torne mediatico, acaba por perceber que tudo e muito mais denso do que aquilo que parece num filme cheio de encruzilhadas, e reviravoltas.


O argumento demonstra por um lado o gosto que Ayer tem em mostras os dois lados dos policias e mesmo a necessidade por vezes deste procedimento, ao contrario dos outros seus filmes a trama e menos densa aos niveis psicologicos e de envolvimento na narrativa, mas do ponto de vista de comercial e estetica do filme é mais trabalhado, mesmo que as personagens e acima de tudo a envolvencia seja demasiado simplista e pouco creativa, ao contrario do que tinha acontecido nos seus filmes anteriores.


Como reallizador Ayer ainda se encontra em fase de aprefeiçoamento claro as sequencias parece ainda nao aproveitar todo o terreno possivel, mesmo que tenha incotido mais qualidade do que no seu filme anterior, para se tornar num realizador de nomeada tem que conseguir impor um estilo mais proprio aos seus filmes.


O cast e o mais rico comercialmente do que ele tinha mostrado no seu filme inicial, com actores mais proximos do publico, Reeves e um dos principais actores para filmes basicos de acçao pela sua componente fisica, e principalmente porque nao poe a cobro as ja famosas limitaçoes do realizador, a seu lado um actor com as mesmas caracteristicas como Evans, do outro lado personagens mais complexas a cargo de actores em momentos de grande forma como o recem oscarizado Withaker e regresso ao cinema de "House" Laurie. No geral um bom cast


O melhor - Maior ritmo e entertenimento as obras de Ayer


O Pior - menor profundidade.



Avaliação - C+


No comments: