Monday, March 03, 2008

Vantage Point


cast:
Dennis Quaid, Matthew Fox, William Hurt, Forest Whitaker, Sigourney Weaver, Shelby Fenner

Directors
Pete Travis


Vantage Point é daqueles filmes por quem ficamos apaixonados logo no trailer, devido ao seu conceito simplista, prometendo acção e misterio, naquilo que poderá surgir do verdadeiro entertenimento. TAlvez pelo bom momento de alguns dos seus actores desde logo observou-se que seria uma aposta comercial forte, considerando a altura do ano onde e lançado. Dai que os resultados de bilheteira ate ao momento sejam bastante positivos, sendo que a critica distanciou-se um pouquinho de um filme algo simplista nos processos.
Vantage Point é ate ao momento a agradavel supresa do ano, consegue fazer um filme com um ritmo magnifico, com um conceito produtivo e narrativo creativamente interessante, e resultar num produto final de qualidade assumida. Não perde tempo em filosofias, e um filme de intensidade elevada, uma das qualidades mais assumidas num cinema de acção.
O conceito e o grande trunfo do filme, 8 personagens num local, um atentado, e observamos os diferentes pontos de vista ao longo daquela meia hora, aos poucos o filme serve como Puzzle que vai ganhando cada vez mais contornos, para um produto final com grande coesao, o que seria a priori o grande obstaculo do filme.
O filme consegue nos seus diferentes pontos manter o nivel de interesse entre as personagens, talvez a conclusao seja demasiado elaborada, e nem sempre os caminhos os mais fortes, mas no final o filme funciona nao so como um exercicio creativo de grande plano mas mesmo no competo geral como um bom filme de acçao.
O argumento e a montagem sao os pontos mais fortes do filme, a forma como a montagem joga ao sabor da intensidade e suspense do argumento sao a base que sustem um filme sem grandes personagens, nem primor narrativo mas que funciona bastante bem nao so junto ao espectador comum mas tambem junto daqueles que gostam de projectos arriscados e creativos.
A realização e posta em causa ao longo de todo o filme, tem de dar elementos para os seguintes pontos, arrisca na sucessão, nas sequencias mais activas, mais que filmas, o realizador faz com que as imagens sejam tambem elas as protagonistas, estando bastante bom este aspecto do filme.
Nao e um filme de personagens nem de interpretações, nenhum dos actores do extenso cast brilha, nenhum tem esse espaço ja que o brilhantismo vai para a montagem em si, podendo parecer alguns talentos desprediçados como Whitecker. Mas nao o é, o filme percisa de prontidao na transmissão do seu conteudo.

O melhor -A montagem.

O Pior - Alguma facilidade excessiva na conclusão.

Avaliação - B

No comments: