Monday, March 17, 2008

The Water Horse: The Legend of Deep




O final do ano é sempre uma epoca onde filmes que ate efectuam uma boa carreira comercial ficam totalmente "tapados" pelos filmes da corrida dos oscares. Este ano o caso mais elucidativo desta pratica comum, foi este Water Horse, uma mega produçao europeia, baseada na historia do monstro Loch Ness, efectuada de uma forma algo familiar e juvenil, o filme conseguiu resultados bastante positivos nao so a nivel comercial em todo o mundo e inclusive no dificil terreno norte americano, mas tambem conseguiu amealhar algum respeito critico.

O filme centra-se basicamente em dois aspectos interessantes mas que resultam de forma diferente, por um lado como filme familiar na abordagem da relaçao do jovem protagonista com o estranho animal em forma de dragão, neste particular o filme parece-me excessivamente infantil, pouco creativo as situaçoes exageradamente esteriotipadas. Contudo noutros aspectos e principalmente no contexto politico e culural que o filme aderessa a narrativa observamos um complexo desenvolvimento, contudo este apenas embeleza algumas das dificuldades experienciadas pelo filme principalmente no plano da creatividade onde o filme e sempre demasiado repetitvo e quase nunca despoleta um interesse demasiado nos espectadores que conseguem quase prever todos os segmentos de desenvolvimento do filme.

A historia fala da historia de um jovem orfão de pai, que encontra um misterioso ovo na zona circundante a sua casa, ate que descobre que e uma especia de dragão que se encontra la dentro, inicialmente começa a cuidar deste mas depois isto torna-se incomportavel devido as suas dimensoes, ate que começa uma disputa total pela tentativa de caçarem tao estranha especie, num clima de guerra, e a tentativa de o jovem defender a estranha amizade.

O conteudo tipico dos filmes normais e pouco creativos familiares, que se desenrola sempre num ritmo algo lento e quase nunca perto do espectador.

O argumento e eficaz principalmente no desenvolvimento da relação do jovem com o animal, consegue transmitir os sentimentos fraternos, mas por sua vez nao consegue o mesmo nivel no desenvolvimento narrativo e na complexificaçao das outras personagens onde o filme e sempre limitado quer no seu conteudo e no seu desenvolvimento, sempre preso.

A realização de Russel tambem tem dificuldades principalmente na integraçao do efeito especial no filme, primeiro porque o efeito esta longe de ser brilhante e depois porque nao existe força na forma como integra este facto. Tambem no restante do filme a realização nao consegue passar a barreira da mediania.

O filme nao e interessante do ponto de vista de cast, dai que uma actriz como Watson e desaproveitada num papel tao limitado, ja Chaplin encontra-se mais perto daquilo que efectuou em outros filmes, com uma presença algo apagada apesar de eficaz. Ja o pequeno Etel, que maravilhou no estranho Millons, tem aqui um papel menos forte mas o actor parece ter valor principalmente nas dinamicas mais emocionais do filme.


O melhor - O contexto cultural criado.


O pior - Ser demasiado colado ao esteriotipo familiar.


Avaliação -C

No comments: