Wednesday, March 26, 2008

Walk Hard: The Dewey Cox Story


Director:Jake Kasdan
Cast : John C. Reilly, Jenna FischerMargo Martindale,Kristen Wiig, Chip Hormess


A produtora deste filme tem nestes ultimos tempos apresentado uns filmes peculiares, com um humor nem sempre inteligente mas basiado em figuras ficcionais que trespassam a evolução de diferentes generos, o inicio foi com Anchorman, com Will Ferrel na liderança, na qual abordava a tematica da televisao, e agora com este Dewey Cox, abordando nao so a evoluçao musical mas ao longo das diferentes decadas, mas tambem as tendencias e os fenomenos culturais adjacentes.


O filme conseguiu um bom registo critico, tendo inclusive conseguido duas nomeaçoes para os globos de ouro se bem que comercialmente tenha ficado muito longe dos bons resultados de Anchoraman.


Analisar este filme e algo comlicado se por um lado é impressionante o nivel creativo e factual do filme na forma como consegue tão bem retratar as diferentes fases da musica, quase como se de uma enciclopedia se tratasse, o certo é que a ridicularidade do seu humor tiram todo o caracter forte do filme, tornando-o por vezes numa comedia comercial de pouco relevo e quase nunca engraçada. Assim parece que tudo no filme poderia se tornar fortemente epico,mas a escolha de uma toada humoristica discutivel acaba por por em causa a força final de um filme.


O filme tem como principal objectivo homenagear as diferentes fases musicais, passando pelos diversos tempor pela aura de um artista imaginario, que contacta com pessoas bem conhecidas, e com os verdadeiros mitos historicos dos nossos dias, o filme neste ponto e muito interessante e resulta numa boa sequencia de imagens num filme muito forte do ponto de vista interpretativo e narrativo.


O filme conta-nos a historia de Dewey Cox, um cantor com uma historia peculiar, e e nos seus pontos de vida que o filme acaba por se tornar humuristicamente ridiculo e perder algum peso na sua dimensão, observamos a evoluçao pelas diferentes fases pessoais, artisticas e no convivio com drogas e mulheres, sempre com o exagero tipico do humor que utiliza.


O argumento e dos pontos mais creativos do filme consegue ser interessantissimo nos paralelismos que faz na evoluçao que vai dando em todos os segmentos, perde na vertente comica, nunca utilizando humor inteligente quase sempre fisico e exagerado, principalmente na criaçao e desenvovimento das personagens de base.


O filho de Kasdan, tem uma obra dificil principalmente nas recreaçoes temporais sucessivas que e obrigado a fazer, na maior parte do tempo realiza com eficacia um filme dificil mas que acaba por na generalidade ter na realizaçao uma das suas grandes virtudes.


O cast deve ser analisado em duas vertentes, por um lado os protagonistas onde o filme e totalmente dominado pela boa prestaçao de Rilley, se bem que nem sempre com o realismo que o papel necessitava, mas brilha num papel muito apelativo para o publico, mas o mais impressionante no filme e o leque infindavel de participaçoes especiais, desde os humoristas no papel de Beatles, a Jack White como Elvis, ate a apariçao final de Eddie Vedder, tem neste ponto o verdadeiro charme do filme.


O melhor - As participaçoes especiais.


O Pior - O ridiculo do humor utilizado.


Avaliação - B-


No comments: