Thursday, March 27, 2008

Meet the Browns



Starring:
Tyler Perry, Angela Bassett, Jenifer Lewis, Tamela J. Mann, Chloe Bailey
Directed by:
Tyler Perry


Tyker perry é sem sombra de duvidas uma das personagens mais peculiares e estranhas de Hollywood, primeiro porque ficou conhecido, com uma serie de produçoes teatrais telenovelescas, onde têm como elo uma idosa interpretada por si. O sucesso surpreendente veio com O Diary of Mad Black Woman, e a partir dai, num registo sempre calmo de historias na comunidade afro americana, Tyler Perry foi colecionando sucessos, e é talves hoje um dos autores afro americanos mais poderosos do cinema norte americano. o mais surpreendente da carreira do autor, é que os seus filmes de tão simples que são normalmente algo desprezados pela critica, contudo a nivel de espectadores os filmes sem qualquer tipo de estrelas colecionam sucessos, sendo o fenomeno mais inexplicavel circuscrito ao horizonte americano, ja que a exportaçao ainda nao foi conseguida pelo autor e realizador.


A toada narrativa de Tyler Perry, baseia-se sempre em pressupostos muito simplistas quase de telefilme, e tenta sempre reunir um pouco de drama familiar, nas disputas dos elementos da familia sempre presente na sua historia, que alia com humor simplista normalmente traduzida em personagens bem delimitadas, e propositas para este sentido, principalmente a sua já mitica madea, que marca a prestaçao de Perry como autor, numa personagem presente em todos os seus filmes.


Neste filme, Perry, aborda as dificuldades financeiras de uma mae solteira que de repente observa que o seu pai que nunca conheceu acabou de morrer, no contacto com esta familia de origem tem algumas surpresas, bem como um novo par amoroso, num filme fácil, pouco creativo, mas que entra rapidamente nos espectadores principalmente nos fãs de telenovelas. Ou seja como o proprio Perry diz, as pessoas que vão a igreja tambem merecem o seu proprio cinema.


O filme é demasiado simplista, e pouco creativo, tudo parece demasiado rotinado, e torna ainda mais o sucesso de Perry como um enigma, ja que nem como autor, realizador, nem argumentista se demonstra a excelencia, de um autor de historias vulgares.


O argumento é o tipico de um enredo de telenovela, personagens unidimensionais, logica narrativa denunciada, demasiado sentimental nos principios e sem qualquer tipo de rebeldia, o certo e que Perry consegue com este tipo facil de argumentos ganhar reconhecimento e mediatismo.


Como realizador, Perry limita-se a fazero que ja tinha feito anteriormente em peças de teatro e ediçoes de dvd, nenhum dos filmes lançados ate ao momento, são originalmente criados para este proposito, mas elaboraçoes anteriores em diversos formatos do realizador. Tambem neste capitulo nao e facil de perceber o sucesso do realizador, que demonstra limitaçoes e acima de tudo a sua maior caracteristica pouco risco.


O cast pela primeira vez na sua filmiografia, conta com um nome de maior dimensão Angela Basset domina o cast, num filme pouco forte a nivel de personagens e tao pouco a nivel de interpretaçoes nao existe espaço para brilhantismo, e mesmo assim o restante cast denota debilidades de personagens esteriotipadas e desinteressantes.


O melhor - A ligeireza da narrativa.


O pior - Tornar-se um mito este tipo de filmes, de uma simplicidade exagerada.


Avaliação - C-


No comments: