Tuesday, March 25, 2008

Reservation Road



Starring:
Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo, Jennifer Connelly, Mira Sorvino, Elle Fanning
Directed by:
Terry George



Antes da visualização dos filmes, existia um que perfilava em toda a lista dos filmes mais aguardados do ano e nos mais que provaveis concorrentes directos as diferentes estatuetas por todo o globo, o elemento comum a todo eles era este Reservation Road, que marcava o regresso de um realizador que tinha marcado com o seu Hotel Ruando num elenco do mais aperciado actualmente em Hollywood, foi a histeria total em volta de um projecto considerado vencedor muito antes de ter saido. Contudo com as primeiras visualizações o pior aconteceu, o filme nao convenceu os criticos que deram uma valorizaçao extremadamente negativa, e isto condicionou a carreira total do filme, que se tornou num dos maiores floops do ano passado, e o patinho feio da Oscars Season, nao venceu nada, foi negado completamente pela critica e nunca conseguiu sequer uma expansão directa. Enfim um desastre a nivel de resultados.


As expectativas são obstaculos dificeis de contornar, e neste filme acaba por ser o maior desafio do filme, e obvio que o filme não e excelente, nao e a obra prima que todos os criticos americanos esperariam, e um filme simples, quase novelesco que decorre a um bom ritmo, mas esta longe de ser um mau filme, talvez simplifique em demasia alguns processos, mas e uma agadavel historia do ponto de vista narrativo e principalmente na capacidade do filme produzir sentimentos fortes quer nas suas personagens bem como leva-las para o espectador.


Reservation Road e um drama puro um filme sobre os conflitos internos das personagens, sobre conflitos silenciosos e nesse segmento o filme e de uma intensidade impressionante, contudo tem defeciencias principalmente no emarenhamento relacional, que parece confinar o mundo a 6 personagens, não permitindo um realismo narrativo que o filme necessitava e tornando o espectador demasiado desconfiado do guião que lhe e apresentado.


A historia aborda a morte de uma criança por atropelamento e a tentativa dos familiares encontrarem o autor do acto fatal, depois envolve-se com um advogado que e nada mais o autor do mesmo acto, o filme aborda acima de tudo os dramas familiares do primeiro e os internos do segundo ate ao reencontro final, nao tem a profunidade nem a complexidade narrativa que esperariam, mas e um filme moralmente rico.


O argumento e do ponto de vista de construção bem efectuado, intenso, capaz de dar protagonismo aos sentimentos, e de inqueitar com personagens dimensionalmente fortes, contudo perde na tentativa de simplificar tudo e limitar tudo em demasia aquelas personagens, faz o filme ser mais curto e com mais ritmo mas faz o filme ser uma obra menor a nivel de argumento e podera ter sido fulcar no fracasso do filme.


Terry george surpreendeu todo o mundo com Hotel Ruanda, num registo diferente e menos espetacular george da todo o brilho as explosões dos seus actores, nas vertentes mais dramaticas, limitando-se a olhar para eles silenciosamente como que respeitando todos os dramas estão a ocorrer, a realização nao e vistosa mas e eficaz.


O unico ponto onde o filme e grandioso e nas interpretações, um elenco comandado por Pheonix, Connely e Ruffalo, e criticamente um passo para o sucesso e neste filme todos se encontram no melhor das suas possibilidades Pheonix num papel mais introvertido demosntra uma alternacia impressionante de registos que o torna num dos actores completos de momento, Connely tem sempre o caracter obrio que um drama precisa, e Rufallo surpreende num registo extremamente dramatico e distante dos papeis mais superficiais que nos tem habituado. Brilhante cast.


O melhor - O duelo final interpretativo.


O Pior - As expectativas terem colocado um filme terreo no olimpo.


Avaliação - B-


No comments: