Wednesday, October 03, 2007

Becoming jane




Jane Austen é uma das autoras que mais filmes originou no cinema, normalmente centrados no reino unido de epoca, a autora esta na origem de alguns dos filmes mais reconhecidos e mais romanticos do cinema contemporaneo britanico e na origem de alguns dos filmes mais premiados deste pais. Dai que desde logo percebeu-se que este Becoming Jane deveria ser levado a serio. As primeiras impressões davam uma visão quase austeana dela propria numa liberdade criativa, contudo desde logo foi notorio que o filme nao atingiria a densidade e a grandiosidade dos biopics e talves austen merecia um filme mais maduro e serio, e menos suave. Talves por isso o filme nao teve a luminosidade que o tema merecia, e passou com pouco alarido pelo box office e originou criticas dispares, contudo sem grandes aplausos embora haja que valorize a marca da autora na sua propria biografia.

Considerar este filme um filme sobre jane austen e abusivo primeiro porque a linha temporal do filme e muito pequena e depois porque a narrativa e efectuada sempre em tom de romance tipico dos seus livros mas longe da realidade de qualquer um. Ou seja aqui o filme vê-se deparado numa dualidade que nunca consegue se libertar, por um lado o caracter factual e biopic do filme, sempre com o objectivo de explicar a obra de Jane Austen, e por outro lado o estilo que adopta, romantico quase com toques de comedia que dificulta a valorização do mesmo. Este ponto torna o filme extremamente simplista para um drama, e acima de tudo demasiado serio para ser uma comedia.

O filme entra numa ideia original, explicar com a marca criativa da autora a razão deste mesmo estilo, ou seja procurar a razao de nos proprios em nos proprios, e isso e de si muito complicado e so ao alcance de prodigios do cinema, e de grande risco. O filme em determinadas alturas consegue, contudo na maioria do tempo ninguem ve o filme como um biopic os paralelos entre a personagem e a escritora quase nunca e articulado mentalmente.

O filme incide no romance falhado de Austen com um burgues da cidade e a forma como esta luta por este amor impossivel e como utiliza a escrita para esplanar os sonhos escondidos. Esta explicação quase freudiana, acaba por ser demasiado romaticizada e poetica e muito pouco factual, alias como todo o filme.

Alias o filme parece-nos demasiado pequeno naquilo que podia trazer, a produção fica a leguas daquilo que e costumo nas adaptaçaoes das historias da autora,a tonalidade tb algo desenquadrada. O filme beneficia da simplicidade do discurso da beleza das diferentes historias de amor, e da forma vinculativa com que este tipo de historias se aproxima do espectador.

O argumento, que tinha todos os predicados para ser originalissimo, e na sua essencia, mas acaba por nao ser na sua composiçao, sem grandes rasgos criativos, limitando-se a dar a visao romantica tipa daquilo que todos nos imaginavamos ser a historia de austen. As personagens sao caracterizadas de boa forma a nivel de sentimentos e motivações principalmente na relaçao amorosa entre ambos, mas nunca conseguimos conhecer as personagens fora desta dinamica, o que deixa em parte o filme incompleto.

A realização é demasiado imatura, num filme com estes requesitos, a realização assume uma posição importante onde o sentido estetico tem de ser sempre palavra de ordem, o que acaba por nao ser no filme, raramente encontramos imagens marcantes, ou sequencias de pura beleza natural, impreenscindiveis neste genero, numa realização em termos gerais mediocres.

Ao nivel do cast para alem dos secundarios ingleses do costumo, ao nivel que a tradição britanica noa habituou, temos dois protagonistas em boa maré, Hathway, mais ligada a comedias americanas juvenis, mas que encarna bem figuras inocentes, aqui talvez uma maior dignidade fosse necessario, mas acaba pro ser uma boa imagem para a autora sem comprometer, e Maccfoy, com demasiados tiques nervosos para uma personagem algo irritante, alias a colagem do actor a mcgregor acaba por assustar, e perder um pouco a identidade de um actor que surpreendeu positivamente o ano passado, mas que pelo menos neste filme esta longe dos atributos esperados.


O melhor - A originalidade da ideia de austen por austen


O pior - Demasiado suave e imaturo para um biopic para tamanha personalidade


Avaliação - C+

No comments: