Sunday, October 28, 2007

Feast of Love




O emparelhamento de historias tem sido uma das apostas mais frequentes ultimamente no cinema e do qual tem saido alguns dos melhores frutos, tendo inclusive criando um modelo muito aperciado. E obvio que este genero necessita de experiencia e acima de tudo mestria para que tudo em conjunto faça sentido. è obvio que Robert Bentos tem mais que experiencia para resultar num filme destes, apesar de arredado ultimamente do grande plano, a sua experiencia poderia resultar num filme deste genero, contudo Feasto Of Love passou mais uma vez desprecebido, nao conseguindo grande unanimidade critica, nem tao pouco a adesao do publico com resultados extremamente mediocres, num filme que ficara provavelmente nos recantos da nossa memoria.

E indiscutivel que um bom filme mosaico pode marcar, contudo os riscos de assumir um guiao deste genero é que o filme pode ficar algo fragmentado e pouco coeso, caso a ligação nao seja feita com mestria, e é neste ponto que Feast of Love poe em causa o seu sucesso, ja que deixa escapar muita coisa, e o filme e extremamente fragmentado e com muitos buracos que muitas vezes a dedução do espectador nao consegue suprmir. As historias ate partem com uma ligaçao forte aparente, mas depois nao consegue com que essa aproximaçao resulte numa ligação forte, depois o filme e algo limitado quanto ao significado que assume, a moral e demasiado mascarada e a discuss

ao do amor peca na maior parte de vezes por um idealismo excessiva, sendo que as historia na sua maioria das vezes não tem o interesse e a quimica romantica sempre fulcral neste tipo de filmes focados unica e exclusivamente no amor.

Contudo benton tem sempre uma capacidade de dar coração aos seus filmes muito bem, e o que nao falta ao filme , e sentimento principalmente vivenciado na personagem de Freeman, bem como o paralelismo constante amor sexo, que apesar de pouco directo e permanente ao longo de todo o filme.

A historia centra-se na busca de amor, e na forma como este e vivido por diferentes personagens, diferentes e com motivações diferentes que conduzem a que a forma como vivenciam este sentimento seja muito diferente.

O argumento apesar de idologiacamente interessante, acaba por nao resultar na forma como e montado principalmente por tornar todos os pontos demasiado idealicos e simplificados, falhando em grande escala na forma como articula os diveros momentos e situações do filme, que faz que a historia se parta por diversas vezes. Contudo a diversidade de personagens parece-nos bem maquinadas.

Robert Benton encontra-se longe do sucesso ultimamente e muito se deve a filmiografia algo escura e depressiva nos ultimos momentos, e isso volta a acontecer neste filme onde tudo tem uma toada negativista que nunca se consegue ultrapassar, e este negro acaba por nao ser apelativo ao espectador.

Quanto ao cast, mais uma vez Kennear no papel tipico da sua carreira o looser, mesmo num filme com uma toada diferente o registo volta a ser muito semelhante apesar de nos parecer que acaba por encaixar bem no filme. ja Freeman com um papel mais enigmatico, parece funcionar razoavelmente sem rasgos interpretativos provaveis ao nivel deste actor. No restante um cast semgrandes reparos, e mediano na sua essencia.


O melhor - Algumas perguntas e duvidas sobre o que e o amor


O Pior - Tudo demasiado fragmentado


Avaliação - C

No comments: