Friday, October 19, 2007

Stardust



Starring:
Claire Danes, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Sienna Miller, Charlie Cox
Directed by:
Matthew Vaughn



Torna-se cada vez mais dificl assistirmos a um realizador jovem assistir nos terrenos movediços da fantasia, que muitos pensam so estar ao alcance dos consagrados, principalmente apostar numa historia simplista, com toques de contos de fadas, mas ao mesmo tempo com ironia e um sentido de humor apurado e actual. Para esta linha so um dos realizadores mais vanguardistas e jovens poderia estar por tras. Vaughn arriscou imenso num filme dificl, e algo desfazado das tendencias, quis mostrar a capacidade como autor ja patentiada em Layer Cake, e arriscou ao alto nivel. Nao se pode dizer que saiu vencedor, a critica apesar de positiva nao entrou com grandes euforias com o filme, e os resultados de bilheteira foram algo decepcionantes.


A fantasia e um terreno perigoso, a barreira da originalidade e creativo e muitas vezes confundida com o absurdo, e penso que Vaughn consegue como poucos se movimentar com o seu estilo proprio num filme nada semelhante a sua trajectoria anterior, consegue ter humor acção e creatividade num misto de originalidade. A escolha pela fantasia e de louvar mostra o prazer pelo risco, quando se podia simplesmente adaptar ao genero que lhe deu sucesso. Do meu ponto de vista ficou o cinema a ganhar um autor mais maduro capaz de entrar nos terrenos mais complicados e sair bem, fazendo uma obra de entertenimento de bom nivel, com uma originalidade forte e com carisma.


O filme tem um paralelismo entre dois mundos, um da realidade e outro de magia onde tudo e possivel, acompanhamos as aventuras de tristan na descoberta deste segundo mundo, com personagens de todos os quadrantes. O filme apesar de ser bastanta bom na sua plenitudo conquista o espectador com promenores de creatividade de grande classe, os espiritos dos irmaos, e toda a fantasia provocada sao mais valias de realçar.


Como negativo, talvez alguma idealizaçao e falta de quimica do casal principal e isto nota-se pela intensidade nem sempre perfeita que as sequencias romanticas assumem, perdendo em longa escala para a imaginaçao criada pelo filme.


O argumento e riquissimo, inteligente, maduro, sem complicar, dotado de personagens que reunem a complexidade com a capacidade de se aproximar positivamente do espectador. As relações e as linhas narrativas parecem consistentes e bem enquadradas entre si, num argumento pela sua magnitude e complexidade dificil de executar, mas que sai com boa nota.-


Vauhgn arriscou quase tudo neste filme, abandonado o certinho X Man 3, para tomar as redead de um produto individual que permit-se gravar o seu cunho de autor no cinema, e certo que pela pouca dimensao de Stardust ainda nao foi deste que o objectivo foi conseguido, mas nota-se capacidade para tal, pelo grau de dificuldade do filme que se propos nota-se que para alem de creativo tem espirito de aventura e risco e quando assim o e, temos mais probabilidade de vermos filmes inesqueciveis.


O cast e recheado de grandes estrelas, e se Pfeiffer e De Niro, nos habituaram a um padrao de excelencia bem cumprido neste filme, parece-nos que alguem mais carismatico do que Cox e Danes, poderiam ter resultado de forma mais coadjuvante com a grandeza do filme e torna-lo mais rentavel do ponto de vista comercial, embora nos pareça que principalmente Danes encara muito bem o papel, ja Cox parece-nos que a falta de presença ainda se denota nas alturas em que tem de dominar as sequencias sozinho.


O melhor - A fantasia de mais um autor com cunho de qualidade


O pior -Talvez necessita-se de mais risco nas linhas bases da historia


Avaliação - B

No comments: