Saturday, October 27, 2007

3.10 to Yuma



Há algum tempo que os Westerns estão arredados das luzes da ribalta, talvez pela limitação que tras no seus efeitos, ou talvez porque estamos desactualizados, relativamente aos mesmos. Dai que agora apenas grandes realizadores pegam neste tipo de projectos. James Mangnold depois de uma pre produção movimentada com muitos nomes, faz um remake recheado de estrelas e com ambiçoes naturais, o filme resultou na critica e com resultados positivos nas bilheteiras, mostrando que o genero quando ao serviço de realizadores serios ainda consegue funcionar.

3 10 to yuma, criou muita ansiedade nos espectadores, primeiro porque se tratava de um western recriado de novo, e depois porque era o primeiro filme de Mangold depois do famoso wlak the line, e a mistura de grandes actores no cast. E a primeira impressao e que o filme resulta. E realizado de uma forma madura, nao se deixando levar pelas tendencias e tras bons momentos de cinema, centrado em dialogos de primeiro nivel, e mostra bem as ambiçoes de um filme muito forte.

O filme e um confronto entre duas personagens forte, de um lado um criminoso que assusta todos, carismatico, e do outro a sua antitese um forxo pai de familia, cheio de dividas que tenta fazer sobreviver a familia, aos poucos eles tao tentados a entrar em confronto e o filme e sempre isso, ou seja o confronto de personalidades e as relações que delas se criam, com todos os ingredientes de um bom western o filme acaba por funcionar.

Contudo tambem existem falhas, desde logo a demora em pegar, em sabermos que tipo de filme estamos presente, esclarecer personagens, motivações e relaçoes. Alias o filme começa demasiado lento, com as personagens em grande parte do filme demasiado ambiguas, contudo quando ganha ritmo o filme parte para uma maturidade e um funcionamento muito eficaz-

O argumento e maduro, apesar de algo lento nos seus processos, principalmente na definiçao das personagens, o filme consegue ser coeso interessante e extremamente maduro. Sem grandes rasgos de creatividade mas numa eficacia preponderante no genero em causa.

Magnold deu com Walk The Line o salto de qualidade, que lhe permite outro tipo de ambiçoes nos filmes que realiza, e a provar istoe esta a qualidade dos actores presentes no filme, apesar de entrar num registo que nao esta habituado, o filme funciona com o academismo tipico que Mangold nos habituou, nao e um criador, mas realiza com muita certeza os seus filmes.

Quanto ao cast, um confronto entre dois dos melhores actores na actualidade, Crowe e Bale, sao talves os actores mais certos da acualidade dai a expectativa do confronto. Alias a nivel de interpretaçao este filme e riquissimo com momentos de grande qualidade interpretativa protagonizada por estes actores, contudo a maior luz vai para Crowe, com um papel fortissimo, assume se como um dos melhores papeis do ano.


O melhor - Ben Crowe


O Pior - O filme custa um pouco a largar


O melhor - B

1 comment:

Sir Charles Geddes said...

olá! eu tava procurando por blogs sobre cinema e aterrisei aqui. eu tb tenho um em que falo de cinema e se quiser fazer uma visita seja bem vindo(a).
Sobre o 3:10 to Yuma tenho só a dizer bem dele. Acho que em certos momentos está parado mas acho um bom divertimento e não fica nada a dever aos filmes antigos de western.
"I think we're going to be good friends"

Um abraço

Sir Charles Geddes