Wednesday, October 24, 2007

The Kingdom




The Kingdom é daqueles filmes que toca num tema quente de uma forma demasiado quente, dai que talvez durante a promoção deste filme se tenha a assistido a mais rastilho do que propriamente explosão, dai que apesar das expectativas criadas sobre um filme que se debruça sobre o maior medo dos EUA, neste caso o terrorismo, o certo e que de uma forma geral e apesar das criticas terem sido medianas, o filme apesar de resultados positivos teve longe da explosao que muitos previam, sendo apenas mais um filme de acçao de ano, com uma forte componente politica.

Alias talvez o grande problema de Kingdom, seja a sua propria ambiguidade, por um lado temos um filme de acção sem nunca se assumir como tal, ou seja na primeira hora somos anestisiados por uma serie de conflitos e trilhos politicos e culturais a um movimento de cruzeiro e com a seriedade necessaria, contudo de um momento para o outro temos um filme ao mais estilo de Die Hard com muitos tiros efeitos, e pouca moral e convicção que faz com que o filme apesar de agradavel perda grande sentido e faça o espectador para alem de perdido ficar confuso com o filme. O que parece e que foi filmado e criado por realizadores diferentes, um que quis tocar na ferida politica com dimensao e conteudo, contextualizado culturalmente, e outro que quis apenas fazer body count num contexto de guerra, e especificamente com aquelas pessoas. Esta indefiniçao trai o proprio filme, que se assumi-se em qualquer um dos propositos isoladamente seria bastante mais valorizado, principalmente se optasse pela seriedade de um filme politico, ja que este e introduzido com maturidade, e tratado de um ponto de vista moral com autoridade e neutralidade impressionante.

Alias a moral presenteada nos ultimos minutos de filme e simplesmente memoravel e com uma dinamica politica muito forte, pena e que o veiculo de transmissão da mesma seja um filme algo fracionado e acima de tudo, com defices nas diferentes partes. A primeira por ser muito vaga, pausada sem ritmo, e algo aborrecida, a segunda por nao ter qualquer tipo de conteudo e convicção que fazem com que no competo geral o filme nao consiga passar da mediania, ja valorizada pela consciencia politica que transmite.


O filme fala-nos sobre uma equipa do FBI que se desloca para a arabia saudita para investigar um atentado terrorista, de grande escala, ali para alem do choque cultural vao estabelecer relacoes com uma autoridade local, que torna o filme por momentos bastante interessante culturalmente principalmente nas dinamicas relacionadas como sexo femenino, aqui o tempo e pouco e o trabalho muito. O filme tipico de acçao adquire inicialmente uma profundidade que acaba por trair ja que aumenta muito a fasquia que o body count final poe em causa.

O argumento e politicamente e moralmente muito interessante, mas falha no seu conteudo pratico, a acçao nem sempre e bem desenvolvida, as personagens carecem de realismo e profundiade valendo mais pela moral do que pela historia limitada em si.

Peter Beck esteve ate ao momento sempre mais ligado a comedias noir, dai que surpreenda este titulo, ficando a primeira ideia que teriamos um filme mais simples mais de acçao pura, dai que surpreenda como autor, ao entrar dentro de territorios politicos normalmente efectuado por realizadores mais experientes, mesmo assim, e se as capacidades de Beck ja estavam valorizadas, saem reforçadas pelo risco assumido e pela demonstraçao de vitalidade na forma como filme este Kingdom.

Quanto ao cast, se bem que Foxx ja foi galardoado com um Oscar o certe e que posteriormente a esse feito nao mais voltou a grande nivel prestando mais atençao ao estilo do que a interpretação, e neste filme acaba por nao fugir desta ultima tendencia, o papel e basico e certo que ele tem carisma, mas para um vencedor de oscar exige-se personagens mais complexas. Outro vencedor Cooper, acaba por ficar com a personagem mais proxima do publico e mais uma vez ao seu nivel habitual muito alto, ja Garner acaba por ser meramente decorativa.


O melhor - A moral expressa nos ultimos 50 segundos de filme.


O Pior - Afinal o que queriam do filme, acçao ou politica


Avaliação -C+

No comments: