Sunday, October 14, 2007

Resident Evil: Extiction




Os filmes adaptados dos video jogos, esta longe de ser benefica para o cinema, ja que raros foram os filmes que conseguiram agradar nao so os espectadores mas acima de tudo os criticos. Destas adaptações uma das que conseguiu mais notoridade a nivel de bilheteira e deu origem a ja um terceiro filme foi Resident Evil, uma serie sobre uma especie de zombies em loucura por carne contra uma resposta criada de nome Mila Jovavich. Nenhum dos filmes anteriores foi um filme de grande sucesso contudo os resultados minimamente consistentes conjugado com o sucesso cada vez maior do jogo conduziram a um terceiro episodio, contudo os resultados nao foram muito diferentes daquilo que os anteriores fizeram, resultados de bilheteira normais, sem grandes picos, e uma recepção critica fria nao muito distante da frieza dos anteriores.

A serie nunca foi marcada por argumentos muito elaborados, sendo simplistas marcado mais pela ligação com o jogo de computador, com sequencias de acçao longas, do que propriamente pela riqueza de personagens e historia. Dai que ambos os filmes anteriores nao passassem da mediocridade de um filme de acçao sem grandes motivos de interesse. Pois bem esta filme nao foge do tradicional da serie, a historia e simples, novos estudos, novos personagens, e de novo a luta contra os infectados, e acima de tudo contra os investigadores que tiveram na origem nao so da infeção mas tambem da personagem central. depois existe mais viloes e tambem novas ajudas e depois as sequencias de acçao normais.

O filme melhora muito na dimensao das imagens que transmite, mais grandioso mais arriscado a este nivel, mas nao sofre as alteraçoes necessarias a nivel de guiao para tornar a obra interessante e de qualidade, sendo mais um filme chiclet, igual aos antecessores, e nao saindo da sombra escura das adaptaçoes cinematografica dos jogos.

Tambem a nivel de complexidade esta menora, no filme embora por vezes ate consiga ser inteligente em algumas ligaçoes mas acima de tudo demasiado basico nos outros segmentos.

O argumentosegue fielmente os seus antecessores com os defeitos que todos os outros tinham e que nao eram poucos, nao se preocupa em caracterizar personagem, em criar dinamicas narrativas interessantes, limitando-se a criar obstaculos, mais ou menos faceis a protagonista como de um jogo se trata-se contudo e tendo em conta a complexidade dos jogos da saga parece-nos que o filme acaba por ser bastante mais simplista em termos narrativos do que o proprio jogo.

Na realizaçao Andersson ficou apenas como produtor passando a batuta a um iniciante, contudo em nada o filme fica debilitado neste segmento, alias parece mesmo que o filme melhora neste segmento a nivel de imagem e produção o filme e mais rico principalmente nos segmentos filmados na suposta las vegas, Dai que embora longe do que poderia ser este aspecto valoriza-se relativamente aos seus antecessores.

No cast de registar que Jovovichj deixa de partilhar o protagonismo, ficando com o filme todo a sua mercê contudo e como e ja conhecido a ex modelo esta longe de ser uma mestre na interpretação apenas oferecendo o basico que e pedido por um filme extremamente limitado neste aspecto.


O melhor - A colonização de Jovovich


O Pior - Nao traz nada de novo a serie ja de si mediocre


Avaliaçaõ - C

No comments: