Sunday, October 21, 2007

The HeartBreak Kid





Os irmãos Farrely têm conseguido sempre conjugar nos seus filmes dois aspectos fulcrais, por uma lado um humor mordaz, sem barreiras, indo desde o mais profundo mau gosto e incorrecção, com um sentido moral aporado que faz dos seus filmes, historias absurdas e loucas, mas como uma historia de base moralmente forte e com um sentido de moratoria quase perfeiro. Este filme era uma aposta ainda maior por parte deste, ou seja conjugar o humor mordaz que os caracteriza com uma superstrela capaz de fazer render ao maximo os seus filmes, como Ben Stiler num filme com todos ingredientes para o sucesso pleno, contudo e como tem sido habitual nos ultimos filmes destes autores os resultados de bilheteira foram pobres e os resultados de critica tb nao foram la muito animadores, tornando este filme para ja longe das dimensões que lhe previam.

O filme entra nas dimensoes tipicas dos farrely, uma mistura de comedia eroctica, onde tudo e possivel com uma historia que reflecte sobre os mais fortes sentimentos humanos, contudo como quase todos os outros o que acontece e que a componente moral do filme e sempre subjugado pelo extremismo humoristico e muitas vezes pelo exagero das situaçoes criadas, que faz com que ninguema acabe por levar a serio a moral que o filme assume e traduz em gargalhada, ficando-se so pelas gargalhadas e situações que as disputam.

Desta vez econtramo-nos em busca do verdadeiro amor, com um solteirao, esperando encontrar a mulher para casar, e se incialmente o seu contacto com a bela lila faz perceber que encontrou a sorte grande aos poucos em plena lua de mel, vemos que nao se trata bem disto e inicia uma relaçao com outra mulher neste locar, depois o normal um sem numero de situações indescritiveis, e um humor tipico destes autores, para terminar no haapy ending, neste filme completamente desnecessario, ja que o filme conseguiria resultar melhor no ponto de vista de eficacia de moral com outro tipo de conclusão.

Mesmo as historias do filme tem resultados diferentes, se a conexão de stiller com Akerman funciona nas suas imperfeições às mil maravilhas, ja a quimica com a belissima Monhogan esta longe de resultar o casal raramente tem chama e isso prejudica principalmente os momentos finais do filme, alias o filme apesar de resultar sempre numa dinamica de entertenimento vai perdendo a chama com a passagem dos minutos, perdendo ritmo, piada e intensidade, tentando tornar-se cada vez mais serio, mas com pouco resultado.

Um aspecto muito positivo do filme e contextualização da banda sonara deliciosa, com uma conjugação de hits que dão brilho as diferentes sequencias do filme.

A realização dos Farelly sao sempre cheias de truques de camara para as suas piadas menos pudicas, mais uma vez estes esquemas sao estabelecidos de uma forma bem conseguida apesar de em longa parte do filme nos esquecermos que estamos perante mestres da comedia,ja que quase nao damos pela sua realizção.

A nivel de argumento e inconstestavel que estes criadores conseguem fazer comedias extremamente engraçadas, originais e com piadas actuais que aproximam os seus filmes facilmente do publico proporcionando a estes bons momentos, contudo dos seus filmes este mesmo com algumas qualidades ja enumeradas, tem algumas falhas, principalmente na incapacidade de conseguir manter o nivel nas duas diferentes relações, no excesso de personagens em determinado segmento do filme, e acima de tudo na forma como conclui o filme rico do ponto de vista de entertenimento mas algo parco na moral que parecem sempre querer incutir ao filme.

No cast a pessoa mais indicada para este tipo de filme, o martir Stiller,nasce com os seus defices para estes filmes, nao sendo um grande actor neste tipo de filme resulta como poucos e este filme mostra mais uma vez esta capacidade. Ja Monhogan nos parece algo descontextualizada do genero talvez por ter mais talento e ser mais indicada para titulos mais exigentes parece algo solta e perdida ao longo de todo o filme. Contudo as maiores surpresas do filme e principalmente na dinamica humoristica vao para as prestaçoes surpreendentes de Akerman e Mencia culpados por quase todos os momentos de humor do filme.


O Melhor - O ritmo Farrely dos primeiros 30 minutos


O Pior - A quimica entre os protagonistas centrais


Avaliação - C+

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