Friday, July 06, 2007

Pathfinder




Muistos ficaram surpreendidos como um filme que apresentava um trailler recheado de grandes imagens, nao continha nenhum nome de grande importancia, e acima de tudo se aventurava numa estreia grandiosa combatendo com os grandes titulos dos grandes estudios. Era certo que desde cedo este projecto se mostrava ambicioso, mas com as primeiras criticas e acima de tudo com os primeiros resultados logo se dislumbrou que o floop total era o caminho e o destino tipico de um filme claramente menor, e que se destinava num directo para aluguer de DVD.

PAthfinder tem muito pouco por onde pegar, talvez o interesse por filmes epicos tenha motivado alguma aposta dos estudios neste filme, contudo o facto do filme ser quase as batalhas, com pouco ou mesmo nada de personagens, dialogos e interações humanistas. Alisas o filme do ponto de vista narrativo e tao limitado que e facil observar combates de luta greco romana com mais incidencias e profundidade de que este terrivel pathfinder.

A ideia de base era fazer um filme de lutas entre vikings e indios, e para isso pouco ou nada acrescentam, a nao ser uma personagem de um viking criado no meio dos indios e que e o heroi de toda a historia e que ao film salva os que realmente os criaram. De resto absordamente linear e primario, os maus são bestas, desprovidas de razao e sentimento, enquanto que por outro lado os bons e so eles tem altos niveis nestas capacidades, a dualidade e tao gritante que por vezes parece a luta dos humanos contra os dinossauros.

O filme aposta todos os seus meritos numa riqueza visual, do filme, que apesar de em determinados momentos ser saliente na maior parte do tempo é excessivamente artificial e pouco realista perdendo grande parte dos objectivos desta aposta.

O filme e uma autentica nulidade do ponto de vista de narrativa, com personagens totalmente artificiais, e pouco caracterizadas, com relacionamentos primitivos, e sem qualquer tipo de complexidade humanistica, num fio narrativo inexistenta a nao ser a passagem sequente das sequencias de luta, interminaveis e tambem elas pouco espetaculares.

A realização parece-nos o aspecto onde existiu mais apostas por parte dos realizadores do filme, e apesar de ser o aspecto mais saliente do filme, tambem nos parece longe do resultado desejado, principalmente pelo facto de muitas vezes o filme ser muito artificial e as imagens excessivamente produzidas.

O cast, sem nomes de primeira linha, liderado pelo limitadissimo Urban, tipico heroi de filmes de acçao de qualidade duvidosa, onde nos mostra mais um desempenho a um nivel baixissimo ou seja o seu, tudo o resto encontra-se ao nivel do filme sem ser necessario registos especificos.

Enfim um filme pessimo que vem dar razao a estranheza envolta da grandeza do projecto.


O melhor - O publico nao ter respondido ao filme


O pior - A limitação da narrativa.


Avaliação - D

No comments: