Saturday, July 21, 2007

1408




Não e comum os filmes de terror apostarem em figuras mais estaveis e com carreira em hollywood, contudo desde o inicio se viu que este enigmatico 1408, era uma aposta forte no genero, um blockbuster dentro do terror, sem gritos, mas com uma intensidade forte. Nao teve medo de se insurgir bem no seio dos blockbusters, e que poderia ter arruinado por completo a sua carreira comercial, como aconteceu com Hostel 2 por exemplo, contudo o bom markting em torno do filme a acima de tudo um trailler forte conduziram o filme a resultados solidos de bilheteira e acima de tudo a uma boa recepção critica que e cada vez menos comum nos filmes que lidam de perto com os fenomenos sobrenaturais.

1408 é claramente superios a maioria dos filmes de terror, é bem introduzido, bem produzido e em grande parte dos momentos bem interpretado, contudo não consegue fugir ao mesmo tempo a alguns constrangimentos inerente ao genero e principalmente quando se aborda o para anormal.

O primeiro objectivo do filme e conseguido em toda a sua totalidade, ou seja criar um clima de panico e claustrofobia no espectador, o filme consegue transmitir as sensações do filme para o espectador que por vezes entra no mesmo desespero do que a personagem central. Esta transmisão e a proximidade relativa ao espectador e dos aspectos mais salientes no filme.

A forma como o filme e abordade e apesar de extremamente arriscada, acaba por resultar na sua maioria, o facto do filme ser na sua maioria uma personagem fechado num quarto misterioso poderia limitar o leque narrativo, parece-nos que este aspecto acaba por ser aquele que mais trabalho deu aos argumentistas, o criar um leque de situações que promovessem o ritmo e o desenvolvimento narrativo. Neste aspecto pensamos que as ideias criadas vão diminuindo de qualidade com o passar do tempo, se inicialmente a simplicidade de processos e extremamente arrepiante, com o evoluir, e complixidade que o quarto vai assumindo e principalmente com a dimensao restrospectiva que vai ganhando vai diminuindo a qualidade do filme e tornando-o mais proximo dos titulos de terror comuns.

Contudo a ideia da luta isolada de uma personagen, quase isolada todo o filme, contra um quarto e os seus mecanismos simplista e interessante. Mesmo que no final o filme ganhe outras dimensoes demasiado complexas para o rumo que o filme inicialmente opta.

O argumento parte de uma ideia boa, sem revelar muito sobre as personagens que vao sendo caracterizadas ao longo de todo o filme, principalmente a historia passada de Michael, a unica personagem do filme. Contudo na fase final parece que o filme perde o controlo do seu proprio argumento com a introdução de traços exageradamente excessivos na sobrenaturalidade, e o filme perde demasiado contacto com o paupavel.

Halfstrom é um realizador que gosta de jogar com os argumentos, e tem neste filma a sua maior aposta, depois de filmes menores no seu curriculo, aqui tem um projecto ambicioso, dentro do genero que se assume maturo, deixa boas indicações, principalmente por ter conseguido rodar um filme quase so com uma personagem, o que e extremamente dificil deixando antever e esperar com algum respeito pelas suas seguintes obras.

Falar do cast de 1408 é falar unica e exclusivamente de Cusack, e apesar de JAckson tb vir na capa, este pouco mais de 5 minutos entre em todo o filme. Ja Cusack, actor que alias nao admiro, pois penso que aquela forma perdida e algo apatica sempre presente nas suas personagens o tornou extremamente limitado para um tipo de papel, contudo neste filme ele assume um registo extremamente diferente e ao mesmo tempo extremamente dificil, ja que roda a maioria das sequencias sozinho, quase como um monologo que mantem consigo proprio ou entao com um gravador. Num desafio extremamente forte, que Cusack em plena desacelaração de carreira, surpreende em toda escala com uma das interpretações mais fortes ate ao momentos, no ano cinematografico, e que demonstra que as qualidades que inicialmente fizeram dele uma promessa, ainda se mantem intactas.

Enfim um filme que vem demonstrar que ainda pode existir alguma esperança relativamente ao terror.


O melhor - O acto solitario de Cusack~


O Pior - A partir de determinado ponto e mais um filme de terror-



Avaliação - C+

No comments: