Wednesday, July 04, 2007

Blades of Glory




O cinema de humor facil e piadas ridiculas, tem assumido particular destaque ultimamente no panorama global do cinema norte americano, cada vez mais nos vimos invadidos por este tipo de filme, declaradamente ridiculos, que cada vez mais reunem mais apoios e conseguem resultados mais consistentes. Inclusivamente existem actores, que foram ascendendo e criando uma carreira em volta deste genero, sendo os casos mais mediaticos, os de Ben Stiller, Vince Vaugh e mais recentemente e com grande sucesso Will Ferrel. Blades of Glory, e mais uma comedia declaradamente ridicula recheada de gags estupidos, contudo os resultados voltaram a ser positivos aliado a uma brilhante carreira comercial o filme conseguiu passar com nota positiva a sempre exigente barreira critica e assumir-se como um dos sucessos ate a data do ano de 2007.

COntudo temos desde logo que salientar que ja vimos muitos produtos do genero mais comicos, e mais conseguidos do que este cinzento e vulgarissimo "Blades of Glory". Ester filmes são muito baseados nos aspectos comicos que albergam, e acima de tudo na originalidade da ideia de base que serve de principio a todo o filme. E aqui neste primeiro ponto o filme falha em longa escala, o filme em sua grande parte nao tem piada, tem situações comicas que raramente resulta em explosões de gargalhadas, nao conseguindo ultrapassar nunca a barreira do bem disposto. No segundo ponto sim, o filme parece mais conseguido. A ideia de base do filme e original, trazendo para Hollywood, um desporto ate agora ignorado, bem como o facto de centrar a historia num casal de homens, que é ao mesmo tempo inovador como um corte com a tradição habitual.

O filme de resto é demasiado básico e linar, toda a narrativa do filme e fio da historia é extremamente repetitivo sendo todo o filme familiarmente conhecido e extremamente previsivel. As personagens são esteriotipadamente ridiculas, que apesar de ser objectivo do filme peca por um extremo exagero. O filme vai rolando sem grandes sobressaltos o que neste tipo de filmes nos parece um atributo negativo, ja que o filme e demasiado slow, e pouco provocante.

O argumento e limitado nas sual alineas principais, salvando-se a originalidade da ideia de base, que contudo parece-nos pouco aproveitado num argumento no geral mediocre e pouco elaborado, que por diversas vezes se torna extremamente repetitivo. As personagens, como ja foi referido são desinteressantes, pouco humanas, e muito caricaturadas, as interações pouco iminentes.

A realização, o duo corre poucos riscos neste aspecto limitando-se a filmes sem grandes sobressaltos as interações sempre ao serviço do humor e da piada facil, contudo este aspecto valoriza em grande escala na forma como sao filmadas as coreografias de patinagem contidas no filme, que apesar destas serem como todo filme excessivamente ridiculas, são de uma forma geral bem filmadas.

No cast temos dois habitues deste tipo de filme, Will Ferrel, que se movimenta prefeitamente no papel de idiota mor, e que conquista a plateia em todos os registos humoristicos que adopta, e que estão na base na construção de uma carreira ate ao momento extremamente forte, sendo um dos nomes actuais mais fortes da comedia norte americana. No outro oposto temos Hedder, que depois do brilhante Napoleon, que o lançou para a ribalta, tem colecionado papeis de idiota irritantes e ridiculos, que em nada têm contribuido para a evolução da carreira do actor, e que provavelmente ira terminar no desaparecimento do actor. Assim sendo o filme e um exemploi vivo da carreira de cada um.

Enfim uma comedia refrescante de verão mas longe do que ja vimos neste patamar.


O melhor - A patinagem artistica no cinema.


O Pior - Raramente o filme consegue ter muita piada.


Avaliação - C

No comments: