Saturday, July 14, 2007

Hostel 2




Um dos maiores sucessos junto do publico o ano passado, foi o surpreendente e acima de tudo doentio Hostel, um filme de terror com o cunho de Tarantino, nos quais nos conduzia para um supermercados de loucuras humanas, onde o poder de satisfazer os nossos desejos mais negros estava a distancia de um cheque churodo. O conjunto da loucura humana, com alguma das cenas mais horripilantes do cinema deu origem a um filme aperciado pela forma fria com que transmitia imagens impressionantes, num estilo B. O filme reuniu optimos resultados de bilheteira e acima de tudo uma boa recepçao critica, e como todos os filmes de terror que obtêm estes resultados estava aberta a porta as sequelas. Dai que numa aposta extremamente arriscada, os produtores decidiram lançar o filme em pleno lançamento de blockbusters do ano, pois bem a nivel comercial o filme foi um rotundo floop sem argumentos para combater as maquinas produtivas, por outro lado tambem a recepçao critica foi pessima, tendo sido considerado como uma decepção total e apenas mais loucura e teste aos limites humanos.

Hostel a primeira parte foi dos filmes mais doentios que visualisei ate hoje, ate duvidei da sanidade mental dos seus mentores e acima de tudo dos seus aperciadores. A carnificina e a arrogancia norte americana para com o leste europeu era de tal maneira ofensiva que foi chocante ver essa obra.

Pois bem a segunda e na generalidade mais soft, o sangue e de tal maneira abundante que torna tudo mais ridiculo e consequentemente mais ameno para o espectador. As sequencias de terror menos abundantes e a bestialidade dos viloes tb criada no primeira sofre um revés e aqui ate conhecemos os sentimentos dos assassinos se bem que isso nao seja necessario para o filme. Desta vez as vitimas sao femeninas, e depois de um inicio onde estas sao introduzidas de forma ambigua eis que surge o centro da questão 3 jovens sao raptadas e serao as vitimas das mortes por parte dos empresarios ricos. Os conflitos das personagens acabam por estar mais nos viloes que nas proprias personagens centrais que pouco mais sao do que carne para matar. Na essencia o filme apenas tem uma satisfação da loucura de uma personagem, sequencia pouco criativa alias.

De resto muito grito, pouco evolução narrativa e um filme fraco, mal ligado, penoso, e mal construido mais condizente com aquilo que tem sido feito a nivel de terror nos ultimos anos.

O argumento pega nos pontos principais do primeiros filme e limita-os ao maximo, sem grandes rodeios o filme pouco ou nada e mais que a ideia doentia de base. As personagens, as ligações e os dialogos sao todos demasiado pobres.

Na realizaçao temos de novo o disciplo de Tarantino Roth, onde esta bastente menos em foco do que no primeiro filme, o negro e o desconhecido do primeiro filme, transforma-se quase em quadros do classico italiano que evidenciam ainda mais loucura. A nivel produtivo o filme tb esta uns furos mais abaixo que o primeiro filme, as cenas das mortes são mais exageradas narrativamente mas pior construidas em termos de make up e realismo.

A nivel de cast a aposta num elenco feminino todo ele desconhecido do grande publico tirando apariçoes mais espontaneas como secundarias em filmes menores, acaba por ter a tarefa facilitada, ja que o unico quesito para funcionar no filme era ter o grito apurado. O unico nome mais conceituado, a da loirinha Phillips, acaba por passar ao lado de todo filme, com uma personagem sempre presente mas que no final se torna totalmente dispensavel para o desenvolvimento do filme.

De ressalvar que tal como no primeiro filme a imagem do leste europeu e de novo injuriada, sendo caracterizados como animais gananciosos numa terra onde tudo e premitido sem nenhum tipo de respeito pela lei e acima de tudo pela condiçao humana.


O melhor -A simplicidade de processos.


O pior - Extremamente doentio e dificil de explicar a razao de um filme tao sadico


Avaliação - C-

2 comments:

Anonymous said...

Tu és mas é tolinho pah! inda n vi o hostel 2 mas o um esta absolutamente brilhante! ninguem no seu perfeito juizo xamaria akilo doentio... é um filme de terror pah! sinceramente! e melhor de tudo é baseado em factos veridicos! alem disso todos sabemos q os países de leste sao o degredo autentico onde tudo é permitido desde q haja dinheiro! parece q n les jornais nem ves tv! sinceramente! pensa antes de lançares um topico destes!

Anonymous said...

Nao vi o segundo mas vi o primeiro e não é doentio...é a realidade em muitos sitios infelizmente...e acho muito bem porque alerta as pessoas para situaçoes como as representadas..eu honestamente nunca me tinha lembrado que podiam existir tais sociedades mas sim existem e akredita que os horrores vistos no filme nao sao nada comparadas com a realidade!se nao es capaz de lidar com a realidade isola te da sociedade, nao vejas tv nem jornais e sobretudo passa a ver desenhos animados em vez de filmes de terror(muitos deles baseados em factos veridicos, nao imaginas c tipo de pessoas e doenças psicologicas que existem por aí).Nao percebo do que te queixas pois kuando foste ver ja sabias que ia ser assim...Tambem dou o braço a torçer pois penso ke abusaram um pouco na imagem do país em questao(cujos habitantes nao devem ter achado piada nenhuma) mas de resto o filme está brilhante e estou ansiosa por ver a parteII.
Um conselho: nao faças mais críticas de filmes que nao consegues compreender.